As plantas são organismos autotróficos,  ou seja, produzem seu próprio alimento. Elas captam a luz solar e, com água e dióxido de carbono produzem açúcar, água e o oxigênio, que são liberados no ambiente. Existem vários fatores, portanto, que alteram a velocidade da fotossíntese. Listamos alguns desses fatores: Saúde da planta; Concentração de CO2 no ar; Intensidade luminosa; Temperatura; Cor da luz.

A saúde da planta se refere aos fatores internos de cada planta e os outros nutrientes que ela precise para estar saudável. A concentração de CO2 e a intensidade da luz do sol que chega nas plantas aumentam a velocidade da fotossíntese. No entanto, isso só ocorre até um certo ponto de saturação em ambos os casos.  Depois desse ponto, o aumento da intensidade luminosa ou da concentração de CO2 não altera mais a velocidade da reação. A temperatura precisa estar dentro do intervalo que o vegetal precisa para fazer fotossíntese. Por fim, a cor que as plantas mais gostam são o vermelho e o azul.

O vídeo abaixo mostra uma explicação mais detalhada de como ocorre o processo de fotossíntese. As plantas sabem o quanto de luz elas precisam para se alimentar. No EV3 nós temos que medir essa quantidade de luz. Para isso, podemos, através do sensor de cor, medir a intensidade da luz em qualquer ambiente. No entanto, ainda não podemos fazer fotossíntese.

Sabemos como usar o sensor de cor no modo cor e no modo reflexão de luz. No modo Intensidade de luz ambiente, o sensor vai identificar a intensidade de luz no ambiente e vai associar um número entre 0 e 100 para essa intensidade. Nesta aula, vamos ver como usar o sensor de cor nesse modo com o bloco Esperar. As opções disponíveis nesse bloco se repetem em todos os blocos da aba laranja, ou seja, os blocos Comutação e Ciclo. Neste momento, ainda não vamos estudar o bloco amarelo do Sensor de cor. Como em aulas anteriores, nos blocos da aba laranja, temos a opções comparar e alterar dentro das opções do sensor de cor. Quando escolhemos uma dessas opções, vemos os modos à nossa disposição.

  • Modo Comparar -> Intensidade da luz ambiente

De forma análoga ao modo comparar->Intensidade de luz refletida, esse modo compara, através dos tipos pré-definidos, a intensidade da luz ambiente medida com a intensidade previamente escolhida através do símbolo da bateria ().

No computadorNo tablet
  • Modo Alterar -> Intensidade de luz ambiente

De forma correlata ao modo -> Intensidade de luz refletida, esse modo necessita que seja definida uma quantia mínima de alteração para que a programação seja retomada. Além disso, é essencial que seja escolhido o sentido da alteração.

No computadorNo tablet

Faça com que seu robô comece a andar apenas quando for ligada uma lanterna na frente do sensor de luz. Monte o seu robô com o manual abaixo.

Monte o manual do veículo:

Adicione o sensor de cores

Sugestão de Programação:

  • Comece colocando o bloco Ciclo no modo infinito e os blocos para movimentar o robô para frente.
  • Em seguida, insira o bloco Esperar no modo alterar -> Intensidade de luz refletida. Então, escolha a direção crescente de luminosidade, ou seja, o robô só vai andar quando a luz for ligada. Por fim, defina a quantia.
  • Depois, insira os blocos de movimentação e faça-o andar na direção que preferir.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Desafio Extra!


Agora, faça o código com a lógica inversa, ou seja, quando uma lanterna for colocada em frente ao sensor, o robô deve parar e dar meia volta.

Sugestão de Programação para solucionar o desafio extra:

No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

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