Conectar

Rato: tente escapar do gato!

FONTE: Site Pixabay (2020).

Rato é o nome comum dado a diversos tipos de animais da ordem dos roedores, família Muridae. A imagem a seguir demonstra a classificação biológica dos animais denominados ratos.

FONTE: A autora de acordo com informações de http://www.usp.br/bioterio/Artigos/Taxonomia_e_biologia.pdf (2020).

Os ratos têm como característica o focinho afilado e a cauda comprida com pouco ou nada de pelos, eles são designados por possuírem dentes incisivos que crescem constantemente, precisando roer ativamente para desgastá-los. Os ratos são omnívoros, ou seja, o seu organismo metaboliza tanto carne como plantas.

Os ratos apareceram na civilização a aproximadamente 10 mil anos atrás junto com a agricultura. Isso proporcionou que esses animais tivessem uma ótima oferta de alimentos e abrigos, logo transformando-se em pragas para a humanidade. Esses roedores, devoram inclusive coisas não comestíveis, como papelão, fios elétricos, madeira, alumínio e outros.

Ratos e doenças

Além de roer tudo o que encontram em frente, os ratos são grandes transmissores de doenças, podendo transmitir cerca de 55 doenças (dados de 2019).

A questão da transmissão de doenças é tão forte, que os ratos marcaram presença na história. Isso acontece no caso da peste negra, doença transmitida por pulgas de ratos na época da Idade Média que afetou 1/3 dos habitantes do continente Europeu (cerca de 25 milhões de pessoas).

A maneira mais simples, econômica e eficiente de evitar ratos é não acumular lixo e entulho, vedando aberturas por onde eles possam entrar e se alojar.

Ratos são ágeis

Esses animais roedores têm facilidade para decifrar labirintos e são muito ágeis em corridas. Possuem bigodes que são órgãos sensoriais bastante desenvolvidos, porém, enxergam mal, não percebem cores, apenas variações entre claro e escuro.

Os ratos conseguem observar diferenças no habitat cotidiano, por isso a dificuldade de serem envenenados ou de serem capturados. Os gatos são animais que conseguem vencer a agilidade dos ratos proporcionando a captura.

Uso em laboratórios

Esses roedores são muito  empregados experimentos biológicos e psicológicos principalmente porque são mamíferos, e também porque eles compartilham um alto grau de homologia com os seres humanos.  Além disso, ratos são pequenos, baratos, de fácil manutenção, e podem se reproduzir rapidamente. Hoje, mais de 80% das pesquisas feitas com animais envolvem roedores, em grande parte ratos.

Como bichos de estimação

Existe algumas espécies de ratos domesticados e criados em cativeiro que são criados como animais de estimação. Nesse caso, eles passam de praga para animais simpáticos, amigos e engraçado.

Construir

Nessa aula vamos construir um rato  que não para de ser perseguido por um gato

 

Clique na imagem para abrir o manual de instruções de montagem.

Sugestão de programação:

Nesse código lógico é abordado:

  • Uso de bloco de função;
  • Exibição de imagem em tela;
  • Execução de operação matemática com número aleatório;
  • Acendimento de Led de acordo com resultado de operação matemática.

O objetivo do projeto é a movimentação do rato, que na realidade puxará o gato.

Contemplar

  1. Analise a programação desenvolvida e descreva com suas palavras o que acontece na parte do código da imagem abaixo:                                                                                                                           

Continuar

Deu tudo certo a montagem e a programação? Estamos curiosos para saber se você conseguiu. Que tal compartilhar???


Fonte: https://svgsilh.com/pt/image/1958472.html

Faça uma foto ou vídeo do seu projeto e envie para o nosso Instagram (@robot.education), ou pelo site da escola. Não esqueça que pedir ajuda nunca é uma má ideia!