Conectar

Gorila: um primo distante dos humanos

FONTE: Site Pixabay (2020).

Existem duas espécies de gorilas: o gorila do ocidente e o gorila do oriente. A imagem a seguir demostra a classificação biológica dos animais denominados gorilas.

FONTE: A autora de acordo com informações de https://profpatriciadonzele.blogspot.com/2011/12/o-que-e-um-ser-humano.html (2020).

Como é possível analisar na imagem anterior, os gorilas pertencem a mesma Subfamília que nós humanos:  a dos hominídeos. Pode-se assim dizer que  os gorilas são nosso primos distantes.

 Características

Gorilas podem chegar a 2 metros de altura e pesar 300Kg. Eles tem uma expectativa de vida entre 35 a 40 anos e passam metade do dia se alimentado de vegetais, podendo comer até 18 Kg de vegetação por dia (dependendo da abundância de alimento do habitat).

Esses animais possuem o corpo robusto com peito extremamente forte e largo e um abdômen proeminente, o rosto não possuem pelos, apresenta grandes narinas, orelhas pequenas e sobrancelhas proeminentes. Também não possuem pelos nas mãos e pés assim como nos humanos. Porém, diferente dos humanos, os gorilas não possuem pelos no peito.

Risco de extinção

As espécies de gorila encontram-se em estado crítico de extinção. Em 2016 foi avaliado que só existia 5 mil gorilas do oriente. Essa extinção deve-se em grande parte a caça ilegal na República Democrática do Congo (África), ocasionada no intuito de busca de uma carne diferente no prato.

Balas perdidas e outros projéteis também ferem os animais em épocas de conflito, como guerras civis, e o aumento de incêndios florestais causados ​​pelo homem prejudicam ainda mais a população primata. Por fim, os seres humanos também os expõem a novas doenças, que causaram graves prejuízos à população dos gorilas.

Como vivem

Os gorilas vivem em grupos, de 2 a 50 animais. Geralmente, esses bandos são liderados por um macho dominante, chamado de dorso prateado, que muitas vezes pode ser identificado por uma faixa cinza de pelo em suas costas.

O interessante  que esse macho dominante é sempre mais agressivo.  Em algumas situações, ele bate com as duas mãos no peito quando percebe alguma ameaça ao grupo de gorilas.

Construir

Nessa aula vamos construir um gorila que  tem uma cara de bravo mas dança de um modo bem bacana

Clique na imagem para abrir o manual de instrução de montagem.

Sugestão de programação:

Como o intuito é que o gorila  movimente-se como estive dançando, será aqui sugerido dois tipos de programação. O ideal é utilizar as duas para posteriormente comparar a diferença.

SUGESTÃO 1:

SUGESTÃO 2:

 

Nesse código lógico é abordado:

  • Movimentação em sentidos inversos;
  • Movimentação contínua.

Continuar

Estamos curiosos para saber quem montou o gorila com a cara mais zangada e também  conseguiu fazer com que o gorila dance um passo de dança bem diferente e bacana.

Se você desenvolver um programa diferente vamos adorar ficar sabendo. Para isso vamos compartilhar o projeto desenvolvido:

Faça uma foto ou vídeo do seu projeto e envie para o nosso Instagram (@robot.education), ou pelo site da escola. Vale pedir a ajuda de um professor ou adulto para isso!