Conectar

Você conhece o detector de metais?

Esse aparelho tem várias aplicações, mas com apenas um único objetivo: detectar metais. O detector pode ser usado como hobby por uma pessoa que gosta de procurar objetos enterrados, por exemplo, no garimpo para procurar pepitas de ouro, tesouros (jazidas), mergulho (pesquisa), investigação criminal (polícia e forças armadas), uso bélico  para procurar minas explosivas e tubulações e em aeroportos ou lugares com fluxo grande de pessoas para controle de metais, como segurança.

Metal is the law, the law is the metal – Massacration

Esse aparelho consiste basicamente em uma bobina enrolada num núcleo de ferro. A bobina (conjunto de espiras condutoras) é percorrida por uma determinada corrente elétrica, que gera um campo magnético. Quando o detector é aproximado de um objeto metálico, ocorre uma variação nas correntes do detector e do objeto, e essas correntes que indicam se o objeto metálico está perto ou não. Mas é claro que você não precisa saber todos esses termos técnicos se não for montar um, não é mesmo?

O que deve-se saber é que o detector de metais consegue ver naquele espaço de detecção que há uma variação de ”fluxo eletromagnético”, e seu componente interno que mede a corrente nele dispara um alarme sonoro quando achar um metal, podendo ficar cada vez mais agudo a medida que o objeto está mais próximo do detector.

E aí? Escreva ou desenhe se você já viu alguém usando um detector de metais ou já passou por um e qual foi a coisa mais legal que essa pessoa achou? Imagina se você tivesse um detector de metais em casa, você cavaria seu quintal inteiro se descobrisse que tem algo lá?

Construir

Materiais necessários para a atividade:

1 micro:bitAcesso ao MakeCode
1 Cabo micro USB1 Par de fones de ouvido
1 Suporte de Bateria (opcional)4 Cabos Jacaré-Jacaré

Se você pensou que vamos criar um detector de metais…Acertou! Porém com seu funcionamento um pouco diferente. Ao invés de detectarmos metais escondidos, vamos descobrir se o objeto é um metal. Nesse caso, o detector funcionará com muitos materiais, como uma latinha de refrigerante, algum talher, nosso corpo e até mesmo frutas! E desde quando que as frutas são metais? 🤣

O fato é que identificaremos materiais condutores de eletricidade e materiais isolantes, e não só apenas metais!

Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro USB, em seguida programe o micro:bit. Depois faça as conexões para finalizar o detector de materiais condutores!

Montagem: utilizaremos os Pinos 0, 1 e GND. O P0 deverá ser conectado com cabo jacaré-jacaré na ponta da entrada do fone de ouvido, e o GND a base da mesma ponta, assim programaremos o P0 para executar um ”bip” no par de fones. Outro cabo jacaré deve ser conectado ao GND e ficar solto, assim como um cabo solto também conectado ao P1. Esses cabos soltos vão encostar nos materiais que serão testados.

Funcionamento: como na aula 02 do crachá, será usado o conceito de ‘circuito fechado’. O circuito será fechado com os materiais que estão sendo testados, como por exemplo uma tesoura de metal, ela conduzirá corrente, pois metal é um material condutor, e assim como programado, terá um alerta sonoro nos dos fones de ouvido. Caso o material seja isolante (não conduz corrente elétrica), o alerta sonoro não ocorrerá.

Siga o passo a passo para criar o código:

  1. Abra o menu Básico
  2. Coloque dentro do seu projeto o bloco sempre
  3. Dentro coloque uma condição se verdadeiro’ então presente no menu Lógica
  4. Vá para o menu Entrada e coloque o bloco pin P1 é pressionado no lugar do ‘verdadeiro
  5. Agora em Música, pegue o bloco reproduzir tomB médiopor1 batida‘ e coloque dentro do bloco se

O programa final ficará assim:

Desconecte o micro:bit do computador, faça as conexões da montagem e teste seu detector! Lembre-se que o detector funciona com todos os materiais condutores, como metais, nosso corpo, jóias e até mesmo frutas! Você precisa encostar as duas pontas dos cabos soltos no objeto para que ele faça a leitura e o sinal só vai acontecer se o material for condutor de eletricidade. Coloque os fones para ouvir o bip!

Contemplar

Continuar

Está na hora de aprimorar o detector de metais! Ou melhor, detector de materiais condutores de eletricidade!

O desafio agora é fazer com que o micro:bit comunique não apenas se ele detecta um metal, mas sim se não detecta. Coloque imagens como ✔️ e ❌ quando ele estiver identificando materiais condutores e isolantes, além disso, coloque outro bip menos agudo e que apite em um período mais longo de tempo para dizer que o aparelho está tentando detectar. A programação deve ficar assim: