Conectar

Como visto na etapa Programação no início do curso,  o Scratch é uma plataforma de programação intuitiva que permite que você crie inúmeros projetos dentro dele, como animações e jogos. Parecido com o  MakeCode, o Scratch é programado através de blocos e é animado na tela.

Com a atualização Scratch 3.0 nós podemos conectar o micro:bit ao programa e criar mais coisas a partir dele, como controlar ações pelos botões e fazer movimentos dos personagens quando movermos a placa.

O Scratch pode ser programado online através do editor do site oficial, ou pode ser baixado através deste link: https://scratch.mit.edu/download

Para conectar o micro:bit ao Scratch, você terá que baixar o Scratch Link, que pode ser encontrado na página micro:bit do site do Scratch: https://scratch.mit.edu/microbit

O seu computador deve ter Bluetooth 4.0 para que consiga conectar ao micro:bit.

Após a instalação desse programa, siga o passo a passo a seguir, que também está disponível no link acima:

Arquivo HEX: scratch-microbit-1.1.0.hex, (extraia o arquivo clicando com o botão direito do mouse em cima da pasta e selecionando o botão ”extrair arquivos” ou ”extract files…”, salve o arquivo onde desejar para depois passá-lo ao micro:bit.

Aparecerá a seguinte janela:

Obs: lembre-se de conectar o computador via bluetooth com o micro:bit antes.

Se tudo estiver certo, aparecerá o micro:bit nessa janela, então clique para conectar e depois é só programar.

Construir

Materiais necessários para a atividade:

1 micro:bitAcesso ao Scratch 3.0 (computador com Bluetooth 4.0)
1 Cabo micro USB1 Suporte de Bateria (opcional)

O objetivo desta aula é explorar as capacidades de programação em outras plataformas, como o Scratch. A missão não podia ser melhor do que criar um jogo simples para testar o micro:bit dentro da plataforma.

O jogo será de um animal lutando pela sobrevivência, correndo na selva em busca de alimentos. O micro:bit será o controle remoto do jogo, portanto o sucesso da subsistência deste pobre animal depende diretamente das habilidades motoras do jogador.

Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro usb, com pilhas carregadas, também conecte o suporte de bateria na plaquinha, em seguida é só programar.

Como funciona: o jogo consistirá em você mover o animal através do micro:bit para que ele coma as maçãs, você irá simplesmente inclinar a plaquinha para esquerda, direita, frente e trás. Com a conexão do micro:bit com o Scratch você poderá programar para que quando inclinada a plaquinha, o animal ande na tela do seu computador.

Conecte seu micro:bit ao Scratch visto no passo anterior e siga vídeo ou o passo a passo a seguir para programar seu jogo. Tome o tempo que precisar, pause o vídeo, mude a velocidade, o importante é seguir os passos abaixo e depois modificar.

  1. Crie um projeto novo, e adicione um personagem novo e um cenário novo
  2. Eventos  quando ”bandeira” for clicado
  3. Aparência defina o tamanho como 80 %
  4. Controle – sempre +4 se (sempre)
  5. Micro:bit +4 inclinado para qualquer? (se)
  6. Mude a opção ‘qualquer’ para: direita, trás, frente e esquerda
  7. Movimento – 2 adicione 10 a x + 2 adicione 10 a y 
    Inclinado para direita
    adicione 10 a x
    Inclinado para trásadicione -10 a y
    Inclinado para frenteadicione 10 a y
    Inclinado para esquerda – adicione 10 a x
  8. Eventos  quando ”bandeira” for clicado
  9. Controle sempre + se
  10. Sensores tocando em ponteiro do mouse? (se)
  11. Aparência mude para a fantasia ‘dinosaur4-d’
  12. Controle espere 1 seg
  13. Aparência mude para a fantasia ‘dinosaur4-a’

Maçã:

  1. Eventos  quando ”bandeira” for clicado
  2. Aparência defina o tamanho como 50 %
  3. Controle sempre
  4. Movimento – vá para posição aleatória
  5. Aparência mostre + esconda
  6. Controle  espere até que
  7. Sensores – tocando em ‘Dinosaur4′?

Dinossauro:

  1. Ache a função  tocando em ponteiro do mouse? já colocada e troque o ”ponteiro do mouse” por ”Apple”

Programação final do dinossauro:

Programação final da maçã:

Faça o download do código para seu micro:bit e depois é só jogar na tela do computador! Você poderá desconectar o micro:bit da entrada micro usb, mas terá que reconectá-lo através do Bluetooth.

O jogo finalizado ficará assim: https://scratch.mit.edu/projects/416260295/

Contemplar

Agora que o seu Micro:bit está programado, jogue e teste se o dinossauro come as maçãs!

No caderno faça um desenho que represente o jogo que você programou. Depois tente responder o Quiz a seguir!

Continuar

Melhore o seu jogo com os erros que descobriu no passo anterior. É interessante também aproveitar e fazer com que o movimento ande mais rapidamente ou mais lentamente, alterando os valores nas funções de adicionar a x ou a y.

Você pode também animar outros personagens e descobrir novos cenários, como fazer um jogo de corrida ou de esportes!

Esse aqui é um clássico que mudou a vida de muita gente, na época isso era a revolução dos gráficos…

O limite é apenas o da vontade e da criatividade!

(Tecnicamente não é possível fazer várias outras coisas no Scratch, como animações em 3D e multiplayers, mas deu para entender o espírito da mensagem)