Conectar

Muito curioso e misterioso é o monumento de Stonehenge, criado entre 3100 anos a.C à 2075 anos a.C, é uma das mais impressionantes construções antigas, como o Coliseu e as Pirâmides do Egito. O Stonehenge é uma formação de pedras enormes e pesadas, muito pesadas mesmo (50 toneladas cada), que estão em um formato circular ao chão.

Essa construção está localizada a 130 km de Londres, Inglaterra. Os estudos mais aceitos concluem que este circulo de pedras foi construído para verificar a intensidade da luz solar, de modo que no solstício de verão (primeiro dia do verão) as pedras se alinhassem com o amanhecer do dia mais longo do ano. Em 21 de junho (início do verão no hemisfério norte) o sol nasce exatamente sob a pedra principal. Então, os povos antigos poderiam usar esse monumento para algum ciclo agrícola de plantação e colheita ou até associado a rituais religiosos.

 

 

O sensor de luz, ou sensor de luminosidade, é um componente eletrônico que mede a intensidade de luz no ambiente ao seu redor, assim absorvendo energia elétrica e transformando em energia térmica (calor). Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui. A figura abaixo é a representação gráfica deste sensor no mundo da eletrônica. No caso do micro:bit, os leds na matriz podem servir como sensores de luz, medindo a quantidade de luz que cai sobre eles.

Já o termômetro é uma ferramenta usada para medir a temperatura ou as variações de temperatura. Claro que disso você já sabia, mas é importante começar a falar assim para pensarmos no dispositivo eletrônico: um instrumento composto por um elemento sensor que possui uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia uma quantidade bem pequena de eletricidade de acordo com a temperatura. O termômetro eletrônico é um sensor de temperatura, parece óbvio, e é mesmo.

No micro:bit, a leitura é feita pelo sensor de temperatura que fica dentro do processador (CPU). Ele mostra o quão quente ou frio a plaquinha está, que é sempre bem aproximada da temperatura do ambiente em que se encontra. A imagem abaixo é a representação gráfica do sensor de temperatura no mundo da eletrônica:

Agora no seu caderno de anotações, escreva ou desenhe o que você entendeu sobre o termômetro e o sensor de luminosidade.

Construir

Materiais necessários para a atividade:

1 micro:bit Acesso ao MakeCode
1 Cabo micro USB 1 Suporte de Bateria

Como projeto para esta aula, a proposta é criar um termômetro e fazer com que ele diga também se o ambiente está claro ou escuro!  A tela de led vai informar a temperatura aproximada em (°C) e também se o lugar está iluminado.

 

Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro usb, com pilhas carregadas, também conecte o suporte de bateria na plaquinha, em seguida é só programar.

Como funciona: para o termômetro, o micro:bit utilizará a leitura do sensor de temperatura no processador da placa, assim indicará em números quantos graus Celsius (°C) está a temperatura no atual momento. Para o sensor de luz, serão usados os sensores de luminosidade dos leds da placa, eles medirão a quantidade de luz incidida e assim formarão uma figura, sendo um Sol caso esteja claro, e uma linha caso esteja escuro. Os dois poderão ser usados simultaneamente, portanto você usará os botões A e B da plaquinha!

Para programar siga o passo a passo a seguir:

  1. Abra o MakeCode
  2. Crie um Novo Projeto
  3. Abra o menu Entrada
  4. Coloque dentro do seu projeto dois blocos: no botão A pressionado e no botão B pressionado
  5. Dentro do bloco do botão ”A”, coloque a função mostrar número que está no menu Básico
  6. Volte para Entrada e coloque no lugar do número a função temperatura
  7. A primeira parte ficará assim
  8. Para a segunda parte, no menu Lógica, e coloque o bloco se e senão, e no lugar de verdadeiro coloque a função menor que, e depois troque o símbolo para maior que, o código deve ficar assim:

  9. Depois, volte para o menu Entrada e coloque a função nível de luz no lugar do primeiro ”0” da condição criada
  10. E no lugar do segundo 0, coloque o valor 100
  11. Em seguida, no menu Básico, pegue dois blocos mostrar leds e adicione dentro do se e do senão
  12. Desenhe os símbolos de um solzão e um solzinho nos respectivos leds

O código final ficará assim:

Faça o download do código para seu micro:bit e desconecte-o do computador. Procure lugares mais frios ou mais quentes da sua casa para testar o termômetro, e também com ajuda de uma fonte de luz e suas mãos, veja como funciona os sensores de luminosidade cobrindo e iluminando os leds.

Contemplar

Lembre-se que o termômetro deve ficar um tempo num novo ambiente para captar novas temperaturas!

No caderno, desenhe ou escreva se inspirando nas seguintes perguntas:

  1. O termômetro está funcionando? O sensor de luz está funcionando?
  2. Conseguiu capturar diferentes temperaturas? O sensor de luz mostrou as 2 imagens possíveis?
  3. O que pode ser feito para melhorar o termômetro? E o sensor de luz?

Compartilhe seus resultados, faça um vídeo do projeto, se tiver a ajuda, poste no Instagram ou em alguma outra rede social, não esqueça de marcar a @robot.education!

 

 

Continuar

Faça os ajustes necessários discutidos no passo anterior, além disso, para o termômetro, os desafios são: compare a temperatura com outro termômetro, ou com outro micro:bit ou com seu smartphone, e converta a temperatura da sua placa de graus Celsius para Kelvin e Fahrenheit, sem contas, apenas usando nosso maravilhoso amigo, o Google:

https://www.google.com/search?q=temperature+converter

 

 

Os desafios para o sensor de luz são:

– Teste o micro:bit com as luzes da sala apagadas e faça com que ele mostre uma Lua (desenhe-a na tela de led).

– Anime seu sol quando estiver claro, use diferente imagens e com tempo de espera curto para criar a animação.

Aproveite para desenvolver a criatividade!

Pode se inspirar nas programações abaixo: