Conectar
Como visto na etapa Programação no início do curso, o Scratch é uma plataforma de programação intuitiva que permite que você crie inúmeros projetos dentro dele, como animações e jogos. Parecido com o MakeCode, o Scratch é programado através de blocos e é animado na tela.
Com a atualização Scratch 3.0 nós podemos conectar o micro:bit ao programa e criar mais coisas a partir dele, como controlar ações pelos botões e fazer movimentos dos personagens quando movermos a placa.
O Scratch pode ser programado online através do editor do site oficial, ou pode ser baixado através deste link: https://scratch.mit.edu/download
Para conectar o micro:bit ao Scratch, você terá que baixar o Scratch Link, que pode ser encontrado na página micro:bit do site do Scratch: https://scratch.mit.edu/microbit
O seu computador deve ter Bluetooth 4.0 para que consiga conectar ao micro:bit.
Após a instalação desse programa, siga o passo a passo a seguir, que também está disponível no link acima:
Arquivo HEX: scratch-microbit-1.1.0.hex, (extraia o arquivo clicando com o botão direito do mouse em cima da pasta e selecionando o botão ”extrair arquivos” ou ”extract files…”, salve o arquivo onde desejar para depois passá-lo ao micro:bit.
Aparecerá a seguinte janela:
Obs: lembre-se de conectar o computador via bluetooth com o micro:bit antes.
Se tudo estiver certo, aparecerá o micro:bit nessa janela, então clique para conectar e depois é só programar.
Construir
Materiais necessários para a atividade:
1 micro:bit | Acesso ao Scratch 3.0 (computador com Bluetooth 4.0) |
1 Cabo micro USB | 1 Suporte de Bateria (opcional) |
O objetivo desta aula é explorar as capacidades de programação em outras plataformas, como o Scratch. A missão não podia ser melhor do que criar um jogo simples para testar o micro:bit dentro da plataforma.
O jogo será de um animal lutando pela sobrevivência, correndo na selva em busca de alimentos. O micro:bit será o controle remoto do jogo, portanto o sucesso da subsistência deste pobre animal depende diretamente das habilidades motoras do jogador.
Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro usb, com pilhas carregadas, também conecte o suporte de bateria na plaquinha, em seguida é só programar.
Como funciona: o jogo consistirá em você mover o animal através do micro:bit para que ele coma as maçãs, você irá simplesmente inclinar a plaquinha para esquerda, direita, frente e trás. Com a conexão do micro:bit com o Scratch você poderá programar para que quando inclinada a plaquinha, o animal ande na tela do seu computador.
Conecte seu micro:bit ao Scratch visto no passo anterior e siga vídeo ou o passo a passo a seguir para programar seu jogo. Tome o tempo que precisar, pause o vídeo, mude a velocidade, o importante é seguir os passos abaixo e depois modificar.
- Crie um projeto novo, e adicione um personagem novo e um cenário novo
- Eventos – quando ”bandeira” for clicado
- Aparência – defina o tamanho como 80 %
- Controle – sempre +4 se (sempre)
- Micro:bit – +4 inclinado para qualquer? (se)
- Mude a opção ‘qualquer’ para: direita, trás, frente e esquerda
- Movimento – 2 adicione 10 a x + 2 adicione 10 a y
Inclinado para direita – adicione 10 a x
Inclinado para trás – adicione -10 a y
Inclinado para frente – adicione 10 a y
Inclinado para esquerda – adicione 10 a x - Eventos – quando ”bandeira” for clicado
- Controle – sempre + se
- Sensores – tocando em ponteiro do mouse? (se)
- Aparência –mude para a fantasia ‘dinosaur4-d’
- Controle – espere 1 seg
- Aparência –mude para a fantasia ‘dinosaur4-a’
Maçã:
- Eventos – quando ”bandeira” for clicado
- Aparência – defina o tamanho como 50 %
- Controle – sempre
- Movimento – vá para posição aleatória
- Aparência – mostre + esconda
- Controle – espere até que
- Sensores – tocando em ‘Dinosaur4′?
Dinossauro:
- Ache a função tocando em ponteiro do mouse? já colocada e troque o ”ponteiro do mouse” por ”Apple”
Programação final do dinossauro:
Programação final da maçã:
Faça o download do código para seu micro:bit e depois é só jogar na tela do computador! Você poderá desconectar o micro:bit da entrada micro usb, mas terá que reconectá-lo através do Bluetooth.
O jogo finalizado ficará assim: https://scratch.mit.edu/projects/416260295/
Contemplar
Agora que o seu Micro:bit está programado, jogue e teste se o dinossauro come as maçãs!
No caderno faça um desenho que represente o jogo que você programou. Depois tente responder o Quiz a seguir!
Continuar
Melhore o seu jogo com os erros que descobriu no passo anterior. É interessante também aproveitar e fazer com que o movimento ande mais rapidamente ou mais lentamente, alterando os valores nas funções de adicionar a x ou a y.
Você pode também animar outros personagens e descobrir novos cenários, como fazer um jogo de corrida ou de esportes!
O limite é apenas o da vontade e da criatividade!
(Tecnicamente não é possível fazer várias outras coisas no Scratch, como animações em 3D e multiplayers, mas deu para entender o espírito da mensagem)