![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/milo-1024x672.jpg)
A partir daqui, você vai entrar numa aventura de conhecimento e diversão chamada ROBÓTICA! É com muito prazer que lhe convidamos a construir seu caminho junto conosco, com suas próprias mãos. Mas antes de começar essa jornada de robótica com o material LEGO® Education WeDo 2.0 é preciso entender os elementos que serão utilizados ao longo das aulas.
A Bandeja
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Modelo de organização sugerido pela LEGO: por tipos | ![]()
Outra sugestão de como organizar as peças: por cores |
É muito importante seguir algumas regras:
- Não coloque peças na boca;
- Sempre devolva as peças que não usou no lugar certo;
- Evite bater com força ou desmontar à força;
- Sempre pegue o que cair no chão;
- Mantenha tudo sempre muito bem limpo e organizado, como um cientista;
As peças técnicas
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/Viga-1-300x225.png)
Além das peças de LEGO que estamos acostumados, este set possui peças diferentes, chamadas Technic. São peças que são encaixadas com os conectores e eixos. Veja a imagem abaixo, note como os conectores redondos encaixam nas peças com buracos redondos, e como os conectores em cruz (eixos) nas engrenagens.
Partes eletrônicas
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/6029-LEGO-Education-WeDo-2.0-Core-Set-e1584770318453.jpg)
Essas peças merecem um cuidado especial pois são as que costumam estragar primeiro, devido serem mais difíceis de repor, principalmente pelo preço. É LEGO, não quebra fácil, porém os fios podem se romper caso não sejam manipuladas com cuidado. Por isso, não desencaixe puxando pelos fios, puxe sempre segurando na peça.
Primeiro projeto
O Software
Para instalar o software que faz a programação do WEDO 2.0 é necessário verificar se o seu computador ou tablet (não existe versão para celular) é compatível. A maneira mais fácil de resumir é: precisa de bluetooth 4.0. Este set apenas funciona com esse tipo de comunicação, se o seu computador, notebook ou tablet não possuir esse requisito, não vai funcionar.
Verifique aqui a lista de requisitos mínimos que seu aparelho precisa ter: https://education.lego.com/en-us/support/wedo-2/system-requirements
Use este link para instalar a versão atualizada do software de programação do Lego WeDo 2.0: https://education.lego.com/en-us/downloads/wedo-2/software
Com o software instalado e aberto, a página chamada Lobby aparecera, clique em Seu primeiro projeto:
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/software-1024x576.png)
Aparecerá agora outra tela convidando para iniciar o seu primeiro projeto, a construção de um caracol que muda de cor, clique em Ir , siga os passos de montagem e conecte o seu SmartHub ao computador ou tablet:
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/software2-650x366.png)
A programação desta atividade é muito simples e a intenção é apenas a de aprender o procedimento de conectar e enviar a programação para o seu SmartHub do WEDO 2.0:
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/software4-650x366.png)
Como desafio extra desta atividade, escolha novas cores, faça o seu caracol piscar em todas as cores.
Cores aleatórias
Muito mais importante do que apenas enviar comandos para o seu robô de LEGO é aprender que ele pode também executar uma programação e funcionar para sempre (ou até as pilhas acabarem).
Para que o robô continue executando uma tarefa sem que seja necessário apenar no botão play o tempo todo, basta colocar tudo dentro do bloco LOOP:
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/loop-300x191.png)
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/aleatório.png)
Este bloco repete o comando que está dentro dele quantas vezes nós quisermos, no exemplo da imagem acima ele está em modo infinito. Para ver funcionando, será interessante também aprender sobre o parâmetro aleatório. Este bloquinho azul faz com que cada vez que o programa é executado apareça um número aleatório, como um dado, mas este bloco funciona com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10
Nós utilizaremos o bloco de parâmetro aleatório no lugar do número que fica logo embaixo do bloco de cores. Então a programação deverá ficar como na imagem abaixo, após apertar o play o caracol trocará de cores aleatoriamente. Não se preocupe, basta arrastar os blocos e soltar que eles se encaixam sozinhos:
![](https://roboteducation.com.br/wp-content/uploads/programa-caracol-650x296.png)