Conectar
Pássaro: liberdade para voar
Pássaro é o nome popular das aves com a classificação passeriforme, os quais, como todas as aves, possuem bico, penas e botam ovos. Porém, nos pássaros observamos que:
- São aves canoras, ou seja, cantam;
- Possuem pés com três dedos voltados para frente e um para trás.
Abaixo, imagem esquemática do grupo dos pássaros:
Como os pássaros voam
O voar dos pássaros é muito extraordinário. E isso deve-se às penas, que, embora leves e flexíveis, são ao mesmo tempo, fortes e resistentes. Dependendo da espécie, um pássaro pode ter entre 1.000 até 25.000 penas espalhadas pelo corpo.
Além disso, todo o resto do corpo dos pássaros contribui para o voo: o formato aerodinâmico do corpo, o esqueleto, a musculatura, o modo de vida e o habitat são outros fatores que ajudam no deslocamento aéreo.
Curiosidades
Algumas curiosidades em relação ao voo dos pássaros:
- Para voar, alguns dos ossos do crânio, do peito e da região das asas são ocos. Portanto, são bem mais leves que o normal;
- Radar meteorológico: na região do peito existem penas especiais que funcionam como órgãos sensores, detectando as alterações na velocidade e na direção das correntes de ar – informações das quais os pássaros sabem tirar proveito durante o voo;
- O pássaro mais rápido do mundo é o falcão-peregrino, que voa a 160 km/h. Quando está perseguindo uma presa, porém, ele é capaz de mergulhar a velocidades de até 320 km/h!
Construir
Nessa aula vamos construir um pássaro que ao bater suas asas canta uma música
Clique na imagem para abrir o manual de instruções para a montagem do pássaro robótico.
Sugestão de programação:
Nesse código lógico são abordados os tópicos de:
- Uso do sensor de inclinação;
- Uso de sons por tempo definido;
- Uso de bloco de repetição (loop).
O objetivo do projeto é que ao movimentar o corpo do ‘pássaro’ seja emitido um som tipo canto de pássaro. O movimentar do corpo desse pássaro é manual.
Contemplar
- Em um caderno, analise a programação desenvolvida e descreva qual a função de cada bloco seguinte:
Continuar
Uma dica: para dar certinho o projeto com a utilização do sensor de inclinação realize o movimento empurrando a ponta da “cauda” do pássaro para baixo.
Fonte: https://tenor.com/search/passarinho-gifs
O que acharam do projeto? Como ficou sua montagem desenvolvida? Nós da ROBOT! queremos saber!!!
Faça uma foto ou vídeo do seu projeto e envie para o nosso Instagram (@robot.education), ou pelo site da escola. Lembre que pedir ajuda para alguém nunca é uma má ideia!