As tartarugas são répteis que vivem a maior parte da vida na água. Quando vivem na terra são chamadas de Jabutis e quando encontram-se nos pântanos, são chamadas de Cágados. Existem diferentes espécies de tartarugas e a da imagem acima é uma das maiores do mundo medindo 1,8 metro de carapaça, podendo pesar 700 Kg.
Essa tartaruga de couro também é chamada de tartaruga gigante e, no Brasil, costuma desovar no litoral norte do Espírito Santo. Infelizmente, o Ministério do meio ambiente classifica essa espécie como criticamente em perigo de extinção.
Manual
Programação
No computador: |
No tablet: |
Comentário
O objetivo deste código é usar o sensor giroscópio para detectar movimentos bruscos da tartaruga. Enquanto a tartaruga não se mexer, ela estará dormindo. Assim que a tartaruga se mover da posição inicial, a tela do EV3 mostrará uma cara de enjoado.
O bloco Esperar no modo infinito permite que a programação repita eternamente.
Esse bloco Comutação verifica se a taxa de graus por segundo do sensor giroscópio permanece em Zero. Enquanto essa taxa for Zero, os blocos dentro da condição verdadeira serão executados. Assim, nesse caso, o EV3 vai roncar e indicar que a tartaruga está dormindo. Se a taxa de graus por segundo se alterar, a imagem da tela do EV3 vai mostrar que a tartaruga está tonta.
Esse bloco faz com que o usuário veja os sons e as imagens reproduzidas pela tartaruga por 2 segundos.
Com esse bloco, a atartaruga aparece dormindo na tela do Brick. O marcador selecionando a borracha limpa a tela antes da imagem aparecer.
A tartaruga também começa a roncar, selecionando o som Snoring, em volume 100 indicado pelo ícone em forma de escada.
Agora, ela está enjoada, selecionando a imagem Dizzy, que aparece depois da tela ficar em branco selecionando o ícone de borracha.