Já pensou em curar o Alzheimer e promover a lembrança dos maravilhosos momentos esquecidos?

O uso de células tronco pode ajudar na regeneração das células cerebrais danificadas pela demência. No entanto, para usá-las faz-se necessário separá-las das células normais e de outras impurezas. Os aparelhos laboratoriais atuais tem a capacidade de diferenciá-las com alto grau de pureza. Agora, vamos construir um diferenciador de cores e te ajudar a separar as peças da sua cor preferida.

Manual

Clique na imagem para abrir o manual.

Programação

No computador:

 

No tablet:

Comentário

A programação deste separador de cores mostra como associar a classificação de cores e a  movimentação da esteira. Coloque a peça em cima do sensor de cor para que o robô te diga qual cor foi identificada. Então, a esteira vai parar e te ceder 2 segundos para colocar a peça no robô. Os blocos laranjas são utilizados para regular o fluxo de dados da programação. Os blocos verdes comandam os recursos do EV3, ou seja, os motores, saídas visuais e de áudio.

Começamos adicionando o bloco Ciclo no modo infinito para que a programação funcione enquanto o brick estiver ligado.

O primeiro bloco dentro do Ciclo, é o bloco de ação Motor Grande. Esse bloco liga o motor na entrada D no sentido anti horário (indicado por um sinal de menos) e com 30% da potência total.

Em seguida, temos o bloco Comutação. Esse bloco tem como condição o sensor de toque na entrada 2. Então, toda vez que esse bloco for acionado, o EV3 vai checar se o sensor de toque está pressionado. Se ele estiver pressionado, os blocos dentro da aba serão executados.

Dentro dessa aba, os blocos fazem com que a esteira se movimente para o outro lado. Além disso, controlamos o motor médio para que ejete os blocos colocados dentro do suporte superior. Por fim, o último bloco dentro dessa aba, permite a visualização de uma seta para a esquerda. Essa seta informa que uma peça deve ser colocada em cima do sensor de cor.

Portanto, como a esteira já está ligada, o suporte em cima dela vai bater no sensor de toque e voltar para o início da esteira. Quando o suporte terminar sua trajetória, o motor médio ejeta a peça que estiver presente no suporte e, então, mostra a seta para a direita.


Liga o motor na entrada D com 30% da potência total por 1 rotação e meia do motor (comando indicado pela flecha em círculo com sinal # dentro. Assim, o motor permanece ligado por uma rotação e meia e, depois, ele é desligado e travado. 

Liga o motor médio por 90 graus no sentido anti horário com metade da potência total (indicada pelo número 50 no primeiro quadro). Então, quando esse movimento termina, os motores são desligados e travados.

Liga o motor médio com metade da potência total por 90 graus no sentido horário. Em seguida, os motores são desligados e travados.

Mostra uma seta apontando para direita no monitor do Brick. A borracha selecionada faz limpar a tela do monitor antes que a seta apareça.

 

Dentro da aba do primeiro bloco Comutação temos mais um conjunto de blocos. Esses blocos só serão acionados quando o sensor de toque NÃO estiver pressionado, ou seja, sempre que o suporte estiver se movimentando da direita para esquerda.

Dentro dessa aba, o primeiro bloco é mais um bloco Comutação. A condição dentro desse bloco é a visualização de qualquer uma das 4 cores citadas, isto é, azul, verde, amarelo e vermelho. Em outras palavras, os blocos dentro da segunda aba  só serão executados quando uma dessas cores forem verificadas. Esses blocos tem a função de classificar as cores, mostrar uma seta para baixo no monitor e travar a esteira por um tempo até que a peça seja colocada no suporte.

Esse bloco comutação no modo medida separa a identificação das cores em abas separadas. Então, assim que o segundo bloco comutação identificar uma das 4 cores, esse bloco  diferencia as cores diferentes abas. 

Cada aba desse bloco tem um bloco de ação que emite um som correspondente a cor dentro da aba. Por exemplo, dentro da aba amarela, temos um bloco de som que fala “Yellow”.

Mostra uma seta apontando para baixo no monitor do Brick. A borracha selecionada faz limpar a tela do monitor antes que a seta apareça.

Este bloco desliga o motor conectado na porta D. Além disso ele tem a opção, representada pelo triângulo preto e barrinha vermelha, de frear o motor ou apenas desligar, neste exemplo escolhemos travar o motor imediatamente após parar o movimento.

Esse bloco Esperar segura o fluxo de dados por 2 segundos. Dessa forma, há tempo para que uma nova peça seja colocada no suporte.