Hoje, ouve-se música, principalmente, por meio do computador ou celulares. Isso faz com que você esteja a poucos cliques de seus cantores favoritos. Para isso, pode-se usar, por exemplo, o Youtube ou o Spotify. Mas não foi sempre assim. Houve uma época em que era necessário estar ao lado desses artistas para escutá-los. Foi só a partir do século XIX em que foi possível armazenar e reproduzir as cancões dos músicos. Veja no infográfico abaixo a evolução dos instrumentos usados para arquivar e tocar as grandes musicais.

Infográfico. Crédito: Fernando DAquino, Tecmundo.

A primeira mídia usada de forma exitosa foi o cilindro fonográfico no século XIX. Thomas Edison, seu inventor, o elaborou pensando em apenas gravar sua fala. No entanto, anos depois, o invento de Edison inspirou a criação do gramofone pelo alemão Emile Berliner. Assim, quase imediatamente, os músicos passaram a usá-lo para gravar e reproduzir suas obras.

Mas foi nos anos 40 em que ocorreu uma mudança drástica na forma ouvimos nossas composições prediletas.  Essa mudança veio através do disco de vinil, também chamado de LP (Long play), que se tornou em poucos anos a mídia mais vendida nos estados unidos. A prova da popularidade desse formato é que, até hoje, muitas pessoas preferem ouvir suas músicas no LP.

Mais tarde, apareceram os cassetes. Essas fitas abriram a possibilidade de gravar o que passava no rádio, por exemplo. Os cassetes destronaram os LPs nos anos 70 até o surgimento dos CDs.  Os CDs surgiram nos anos 80 e dominaram as prateleiras até a virada do século. Apesar de estar se transformando em um personagem dispensável, ainda pode-se encontrar CDs com facilidade.

No início dos anos 2000, com a introdução do MP3, ocorreu a mudança que nos permitiu armazenar e, depois, ouvir músicas dentro do nosso bolso. Desde então, podemos ouvir músicas através de pen drives ou cartões de memória. Com a popularização da internet, temos também os serviços de Streaming que permitem ouvir suas cancões preferidas em qualquer lugar sem ter que baixar nenhum arquivo.

O EV3 é a nossa mídia de armazenamento e execução de áudio. Nele, você pode escolher um arquivo já armazenado, tocar uma nota musical ou criar o tom que te deixe em êxtase. Além disso, você pode gravar o que quiser.

O bloco de sons está localizado na aba verde e nos possibilita programar a saída de sons através do EV3. Podemos escolher um arquivo preexistente no EV3, criar nosso próprio som através das opções dentro do bloco ou gravar nossa voz e fazer o EV3 reproduzi-la. Esse bloco possui 4 modos:

  • Parar: Para de tocar sons.
  • Executar arquivo: Usado para tocar arquivos como os que temos no menu “Arquivos de som LEGO”.
  • Executar tom: Toca qualquer nota musical, como Sol ou Sol sustenido.
  • Executar a nota: Toca uma tecla do piano.
  • No tablet: gravar som.
No computador No tablet

Modo Executar Arquivo:

Nesse modo, pode-se alterar o volume do som emitido colocando um valor entre 0 e 100. No símbolo ao lado é possível  alterar o tipo de execução existem 3 opções disponíveis:

  • 0 – Aguarda pela conclusão: O programa só será retomado quando o som terminar.
  • 1 – Executar uma vez: O som será executado apenas uma vez.
  • 2 – Repetir: O som será emitido durante toda a execução do programa. A menos que seja adicionado outro bloco de som com a função de desligar os sons.
No computador No tablet

Faça com que seu robô se movimente até o sensor de toque achar um obstáculo. Enquanto esse obstáculo não for encontrado, o veículo deve mostrar uma carinha feliz e emitir um som de aplausos. Quando o robô parar, ele deve mudar para uma carinha triste e transmitir um som de dor.

Monte o manual do veículo:

Clique aqui para abrir o manual

Sugestão de programação:

  • Inicialmente, coloque um bloco de movimentação no modo ligado.
  • Em seguida, ponha um bloco que mostre a cara feliz na tela e outro de som. Selecione o arquivo Cheering para ter o som de aplausos.
  • Agora, inclua o bloco que suspende a execução dos outros blocos até que o sensor esteja pressionado.
  • No bloco adjacente, inclua um que faça parar os motores e trave as rodas.
  • Por sim, posicione um que mostre uma cara triste e, então, um bloco de som com o arquivo Ouch. Defina o bloco para executar o som apenas uma vez.

A partir de agora, é a sua vez! Está pronto para esse desafio?

No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

  • O primeiro bloco movimenta o veículo para frente com potência de 50.
  • Em seguida, colocamos dois blocos: monitor para mostrar uma carinha feliz na tela e o som na opção aplausos.
  • O bloco esperar faz com que o fluxo de dados seja interrompido até que o sensor seja pressionado.
  • Ao lado desse, temos o bloco mover direção, determinando que os motores sejam desligados e as rodas travadas na posição.
  • Por fim, temos os blocos: monitor mostrando a carinha triste e som emitindo som de dor.

Modifique:

Altere os arquivos de som executados pelo Ev3. Complete a tabela abaixo escrevendo no seu caderno o que cada um dos modos faz.

Modos de Execução Função

Com base no último código, faça com que o robô dê um “cavalo de pau”, ou seja, o veículo deve girar e apontar para a mesma direção de onde veio.

Crie seu código e não esqueça de compartilhar no Instagram e marcar @robot.education!!

\

No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

  • Comece introduzindo o bloco Mover direção e faça com que ele ande por 2 segundos e, apenas, desligue os motores.
  • Em seguida, os blocos Monitor e Som permitem que apareça uma carinha feliz ao som de aplausos.
  • O último bloco faz com que as rodas girem até o ponto em que o veículo gire em 180 graus por 1 rotação, ou seja, o carro vai girar e apontar para a mesma direção de onde ele veio.