Procurar Nemo foi uma aventura difícil e cheia de desafios para Marlin e Dory do filme Procurando Nemo da Disney Pixar (2003). Assim como na nossa vida, eles tiveram que se esforçar enquanto eram perseguidos pelo tempo. No entanto, na imagem acima, eles estavam procurando o endereço do sequestrador do Nemo e foram perseguidos pelo Peixe Diabo-Negro. Esse tipo de peixe usa uma “vara de pescar” na testa para atrair suas presas. Como no fundo do oceano não há luz natural, pequenos peixes são atraídos pelo por ele. Veja, no vídeo abaixo,  como diferentes animais usam a luminosidade na natureza.

Manual

Clique na imagem para abrir o manual.

Programação

No computador:

 

No tablet:

Comentários

Nesse código, nosso Peixe Diabo-Negro vai mexer a boca e soltar um rugido enquanto uma lanterna estiver na frente do sensor de cor.

Começamos colocando o bloco Ciclo e mudando a condição de parada sensor de cor no modo Intensidade de luz ambiente. Para chegar a essa condição, clique no símbolo do infinito presente no bloco e escolha o sensor de cor, clicando nele, selecione a opção “intensidade de luz ambiente”. Esse bloco faz com que a programação dentro dele seja executada enquanto a intensidade de luz ambiente for superior a 50%. Assim, esse código só funciona quando, ao mesmo tempo, for colocado uma lanterna na frente do sensor de cor. No primeiro parâmetro o número 4 indica a condição “menor que”.

O bloco Comutação com o sensor de rotação avalia se houve mudança no posicionamento do peixe. Se for detectadoa alguma mudança, o Brick aparecerá “tonto”.

 

 

O bloco Motor médio liga o motor conectado na entrada A por 0,25 segundos no sentido anti-horário e com 20% da potência total. Em seguida, o motor é desligado e travado.

 

 

O bloco Esperar pausa a programação por 1 segundo.

 

 

 

O bloco Comutação com sensor ultrassônico no modo distancia examina a distancia entre as mandíbulas do peixe. Caso a distancia seja maior do que 5 centímetros, o EV3 vai emitir um rugido.

 

 

O bloco motor médio liga o motor com 20% da potencia por 0,25 segundos no sentido horário. Em seguida, o motor é desligado e travado.