Você provavelmente já deve ter brincado de Gangorra, na sua casa, na casa de um amigo ou até mesmo no parquinho próximo de sua residência. Esse brinquedo pode ser feito de ferro, ou uma tábua longa, que seja bem resistente, sendo estreita, equilibrada e fixada no seu ponto central.

Fonte: https://www.pinterest.at/pin/292030357090781244/

Para que possamos brincar, é preciso que duas pessoas, onde ambas sentam-se nas extremidades e, impulsionam-se para cima, uma de cada vez, fazendo descer e/ou até mesmo subir, realizando, assim o movimento de gangorra que é dado ao nome ao brinquedo.

Nesta aula vamos utilizar as peças do Kit Lego WeDo 1.0, para simular uma gangorra e também vamos aproveitar para conhecer um pouco da utilização das engrenagens abaixo.

Se analisarmos as duas engrenagens, podemos fazer um parelho em relação a uma marcha de uma bicicleta, pois quando queremos que a bicicleta seja mais rápida, seria a ordem da engrenagem maior para a menor, mas quando estamos em uma subida e queremos que o esforço seja menor, utilizamos a ordem da engrenagem menor para maior.
Dessa fora quando construirmos a Gangorra, perceberão que o motor está com uma engrenagem menor e a estrutura da gangorra está com uma engrenagem maior, fazendo com que o sistema não realize tanta força.

Mãos na massa:

Clique na imagem abaixo para abrir o manual de instruções:


Agora que você já tem uma noção de como funciona uma gangorra, que tal construir a sua, mais lembre-se, tome cuidado quando forem fazer a programação, porque a gangorra funciona como um pendulo, fazendo a ação de ir e voltar, então na hora da programação, atentem-se para essa questão: o motor precisa girar em um sentido, por um determinado tempo e depois retornar, fazendo as mesmas ações ao contrário.
Exemplo de programação:

Existem várias formas de realizar a programação da gangorra, esse é um exemplo de como pode ser feito o programa.

Agora que você conseguiu construir a gangorra e programar para que ela tem um movimento contínuo, que tal fazer o seguinte desafio.

  • Faça com que o movimento da gangorra, pare por dois segundos, quando um dos bonecos estiver na parte de cima, isso fará com o outro boneco fique parado na parte de baixo.