Seja para conseguir acompanhar a atividade das máquinas ou para poder operá-las, os monitores desempenham função essencial para os diferentes tipos de robôs que são utilizados pelo mundo. Podemos utilizar os monitores para entender o que está acontecendo sem precisar observar diretamente o robô, através dos dados gerados pelos sensores instalados. Isto também é útil para conseguir diagnosticar quaisquer problemas. Assim, podemos corrigi-los antes que algum defeito prejudique o funcionamento da máquina ou no resultado esperado.

Outra aplicação dos monitores é apresentar na tela uma interface gráfica, ou seja, um conjunto de informações visuais que permitem com que um usuário consiga operar o robô através de opções e instruções dispostas. Da mesma forma como em computadores, celulares e tablets. No vídeo abaixo, podemos ver um exemplo desse tipo de aplicação. Uma pessoa opera a interface gráfica de um braço robótico, movendo-o de acordo com a necessidade.

O monitor que temos disponível é tela do Ev3. Ele é uma importante ferramenta para visualização de dados e personalização do que apresentado na tela do robô. Você pode:

  • Mostrar imagens.
  • Escrever textos e personalizar como ele será exibido: tamanho e posição.
  • Exibir informações dos sensores e instruções.

Para usar essa ferramenta, clique no bloco ao lado do bloco Mover tanque. O bloco chama-se Display no tablet e Monitor no computador. Na tabela abaixo, apresentamos o local em que o bloco está localizado e como escolher os modos disponíveis. Já usamos, nas aulas anteriores, o modo Imagem. Nesse modo, podemos escolher qualquer imagem para mostrar no nosso monitor. Agora, vamos usar o modo Texto.

No computador No tablet

Existem, no modo texto, duas formas de uso para o bloco Monitor:

No computador No tablet

1) Modo de pixels, para imagens e texto

  • Possui 178 pixels para esquerda e direita e 128 para cima e para baixo;

2) Modo de grade, apenas para texto e mais fácil de utilizar.

  • 22 colunas de 8 pixels cada;
  • 12 linhas de 10 pixels cada;
  • Caracteres pequenos são 1 linha e uma coluna;
  • Caracteres grandes são 2 linhas e duas colunas;

Independente do modo escolhido, as opções dentro dos blocos tem a mesma função:

Borracha – Limpa a tela do Monitor.

Linha – Descola o texto na horizontal.

Coluna – Desloca o texto na vertical.

Cor – muda a cor da tela e do texto.

Fonte: Altera o tamanho das letras.

Para começar a ver o que podemos fazer com o monitor, construa o veículo educador abaixo.

Clique para abrir o manual

Na programação:

1) Selecione o bloco Monitor

2) Clique em mudar modo e selecione Texto -> Grade.

No computador No tablet

3) A caixa de entrada no canto superior direito é o local onde deve-se escrever o texto desejado. Por padrão, sempre vem escrito MINDSTROMS. No computador, clique no botão no canto superior esquerdo do bloco para pré-visualizar o que vai aparecer no monitor. No tablet, basta clicar no e no  para ver a mensagem exibida no monitor.

No computador No tablet

Por fim, ao clicar Play, a mensagem que foi digitada na caixa de entrada vai aparecer no monitor do EV3. Experimente mudar o tamanho e a posição das palavras no monitor.

Agora tente escrever uma frase em duas linhas.

Sugestão de Programação:

  • No primeiro bloco existe o comando para limpar a tela e escrever ROBOT! no EV3 com a maior fonte possível. Além disso, esse texto vai ser deslocado 6 casas para a direita e terá suas letras pintadas de preto.
  • O segundo bloco não limpa a tela e escreve Education com a maior fonte à disposição. Além disso, o texto será deslocado para a direita em 2 unidades e para baixo em 3 unidades. Por fim, a cor das letras foram definidas em preto.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

Modifique:

Crie diferentes frases para mostrar na tela do seu robô e anote no caderno o passo a passo para deslocar as frases.

Você conseguiria fazer olhos aparecerem na tela enquanto o robô se move?

O robô deve olhar para os lados como se estivesse procurando algo. Isto é, quando o robô virar para a direita, o monitor deve estar com olhos olhando para e direita. Analogamente, o monitor deve encontrar-se com os olhos para esquerda quando o veículo virar para a esquerda.

Use o mesmo manual do desafio anterior para atingir esse objetivo. Deve-se fazer uma programação composta com o Mover direção e com o Monitor. Lembre-se de colocar o bloco Monitor com os olhos antes do bloco que fará o robô virar. Depois, repita para o outro lado.

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Sugestão de programação:

Todos os blocos foram ligados para segundos.

  • O primeiro bloco move o veículo para frente com potência de 50 por 2 segundos e trava ao finalizar.
  • O segundo bloco mostra os olhos olhando para a esquerda.
  • O terceiro bloco move o veículo para a esquerda com potência de 50 por 1 segundo e trava ao finalizar.
  • O quarto bloco mostra os olhos olhando para a direita.
  • O quinto bloco move o veículo para a direita com potência de 50 por 1 segundo e trava ao finalizar.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

Agora, faça com que o robô avise que está virando para esquerda e para direita.

Sugestão de programação:

  • O primeiro bloco move o veículo para frente com potência de 50 por 2 segundos e trava ao finalizar.
  • O segundo bloco escreve Virando p/ .
  • O terceiro bloco escreve Esquerda.
  • O quarto bloco move o veículo para a direita com potência de 50 por 1 segundo e trava ao finalizar.
  • O quinto bloco escreve Virando p/ .
  • O sexto bloco escreve Esquerda.
  • O sétimo bloco move o veículo para a direita com potência de 50 por 1 segundo e trava ao finalizar.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação