A água é a substância mais importante para a manutenção na nossa vida na terra. A água pode ser encontrada na forma líquida, gasosa ou sólida. Quase toda a água disponível está na forma líquida nos oceanos. O processo que permite a água circular no nosso planeta é chamado de ciclo da água. Esse processo consiste na movimentação perpétua da água através da atmosfera, solo e oceanos.

A evaporação da água dos rios, mares, lagoas e oceanos através do sol gera nuvens de chuva na atmosfera. Isso ocorre por que, na atmosfera, o vapor dos oceanos se condensa e vira água líquida, gerando as chuvas. Se a temperatura na atmosfera for muito baixa, cria-se cristais de gelo ou neve. A maior parte das chuvas ocorre nos oceanos. No entanto, quando a chuva ocorre na terra, a água pode ser usada por animais e plantas, voltar para os rios ou entrar no solo.

Além de ser essencial para a vida humana e de todos os outros animais, a água regula o clima gera energia elétrica através das usinas hidroelétricas. O vídeo abaixo mostra com mais detalhes o ciclo da água. No vídeo, fica claro que o ciclo da água é um processo sem fim. No EV3, também podemos fazer com que nossos programas não tenham fim. Por isso, nessa aula, vamos aprender a fazer ciclos infinitos no EV3.

O bloco que permite fazer ciclos no EV3 cham-se Ciclo e está localizado na aba laranja ao lado do Esperar. Ao usar esse bloco, os programas funcionam como um ciclo, ou seja, eternamente. Além disso, é travar o ciclo com base em algum critério.

No computador No tablet

Para alterar o critério de parada do ciclo, clique no símbolo do infinito no bloco. As opções de parada serão mostradas em seguida. É possível escolher qualquer opção de cada um dos sensores disponíveis. Nesta aula, vamos usar o apenas o modo ilimitado.

Faça como o Homem-Aranha e dê uma meia volta com o sensor de toque. Faça um robô que toque na parede e vire na mesma direção da origem. Depois, ele deve continuar andando até encostar em outro obstáculo.

Monte o Manual do Veículo:

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Sugestão de Programação:

  • Comece colocando o bloco Ciclo. Toda a programação deve estar dentro desse bloco. Dessa forma, o código será repetido indefinidamente.
  • Em seguida, adicione Mover direção para que o bloco ande para frente.
  • Logo após, adicione o bloco que pausa a programação até que o sensor de toque seja pressionado.
  • Utilize, logo depois, o bloco de movimento para dar a meia volta.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

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Modifique:

Troque o bloco Mover direção no modo Ligado para rotações pelo modo Ligado para graus e experimente mudar os graus. Complete a tabela abaixo anotando no caderno qual é a quantidade de graus para que a meia volta dê certo.

Graus no bloco Mover direção O robô conseguiu dar meia volta perfeita?
180
360
440
720
900
1080
1260
1440

Altere o bloco Mover direção para o bloco Mover tanque e faça com que seu veículo permaneça com a cara feliz enquanto o robô estiver andando. Quando o robô encontrar um obstáculo e dar a meia volta, a carinha triste deve aparecer na tela do EV3.

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Sugestão de Programação:

  • Adicione o bloco monitor após o bloco que liga os motores para que a carinha feliz apareça enquanto o motor estiver andando para frente.
  • Inclua outro bloco monitor depois do bloco que identifica se o sensor foi pressionado.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

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