Já jogou esse jogo em algum lugar?

Esse é um dos jogos da série Bomberman, criada pela Hudson Soft. Um jogo que envolvia agilidade, estratégia e labirinto, ainda com diversos inimigos e power-ups! Apesar da mecânica simples, o jogo é extremamente envolvente e você pode ficar horas jogando sem ver o tempo passar. O personagem principal é basicamente um homem-robô pequeno com poucos detalhes, o que destaca é seu rosto apenas com os dois olhos visíveis. Nos mais de 70 jogos diferentes do Bomberman, o objetivo principal é plantar bombas estratégicas dentro do labirinto para destruir os vilões e as paredes.

Curiosidade: A primeira versão desse game foi feita apenas em 3 dias.  Só que isso há mais de 30 anos atrás, com uma linguagem de programação ainda em desenvolvimento. Com a programação que temos hoje não deve ser difícil criar este jogo em menos de duas horas!

Vamos programar!

Vamos facilitar o seu trabalho… por enquanto! Evitando as bombas agora, você criará um jogo onde você têm que passar por labirintos, e você mesmo que desenhará eles! O nome desse jogo será Labirintos: Amazônia, Atlântida e Império Asteca, que representarão a grande Floresta Amazônica, o Reino Perdido de Atlântida e o Império Asteca, já ouviu falar? Isso é história para outra hora, tá na hora de programar!

Os conceitos que serão vistos nessa aula são:

  1. Como fazer Fases no jogo
  2. Aumentar o tamanho do mapa
  3. Efeitos de Câmera
  4. Fala de personagens
  5. Como fazer a sprite mostrar movimento (você vai entender, relaxa)
  6. Game Over

Siga o vídeo que mostra os passos de montagem do código do game:

Bom agora explore esses três grandes lugares e tente descobrir suas passagens secretas 🚪 Depois de programar, peça para alguém jogar o seu jogo e te falar se ele é desafiador.

Projeto finalizado abaixo: