Preparação

  • Revise o material online do aluno.
  • Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, as forças de empurrar e puxar) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos.
  • Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

Apresente um vídeo como este aos alunos

Facilite uma discussão rápida sobre quais forças estão envolvidas na corrida, no salto e no lançamento durante os eventos de atletismo.

Faça perguntas como:
Quais são as forças necessárias para fazer os atletas se moverem durante as provas de atletismo? (Os atletas se impulsionam com o corpo, usando os músculos para correr, pular e arremessar.)

Diga aos alunos que eles construirão um mecanismo que pode representar um evento de atletismo. Explique que eles não receberão instruções de construção, mas devem usar as gravuras das páginas 2-3 de seus livros de instruções de construção como orientação.

Diga a eles que cada grupo:
Podem copiar os modelos mostrados nas fotos nas páginas 2-3 do livro de instruções de construção, acrescentá-los ou inventar seus próprios projetos
Deve ter como objetivo fazer pelo menos dois modelos de eventos de atletismo com partes móveis.

Distribua conjuntos para todos os grupos de alunos.

Explorar

Faça com que os alunos trabalhem em pares para projetar e construir seus modelos.

Observação: não há instruções de construção específicas para esta atividade. No entanto, os alunos podem consultar as figuras abaixo  para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.

Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.

Depois que os alunos terminarem de construir, incentive-os a testar seus modelos.

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • Como seus modelos representam os eventos que você escolheu? (por exemplo, mova-se rápido, faça algo pular, etc.)
    • Quais forças ou tipos de forças atuam em seu modelo? (por exemplo, empurrar, puxar, equilibrado, desequilibrado, gravidade)

Elaborar

Se o tempo permitir, peça aos alunos que experimentem os modelos uns dos outros.

Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.

Evoluir

Faça perguntas de orientação para incentivá-los a “pensar em voz alta” e explicar seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que tomaram durante os desafios.

Lista de observação

Avalie a proficiência de seus alunos na descrição das forças de ação em seus modelos.
Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
Precisa de suporte adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os demais.

Auto avaliação

Faça com que cada aluno escolha o bloco que eles acham que melhor representa seu desempenho:

Verde: Com alguma ajuda, posso descrever as forças de ação do meu modelo.
Azul: posso descrever as forças de ação do meu modelo.
Roxo: posso descrever e explicar as forças de ação do meu modelo e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostei quando você…
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você…

Dicas

Dicas para modelos

    • Esta imagem mostra quatro modelos que os alunos podem usar como inspiração.

Simplifique a lição:

  • Atribuindo a cada grupo um modelo de inspiração específico para construir como modelo de partida
  • Um braço mecânico, ou um trem são ótimos modelos, porque esses mecanismos podem facilmente fazer algo se mover

Aumente a dificuldade:

  • Faça com que os alunos decorem e adicionem personalidade aos seus modelos usando os blocos extras para dar um tema esportivo
  • Escolha um elemento aleatório e desafie seus alunos a encontrarem uma maneira de usá-lo em um modelo
  • Desafie seus alunos a combinar dois ou mais mecanismos diferentes em um único modelo complexo.

Extensões

Os alunos podem calcular a quantidade de espaço necessária para seus modelos em um campo de atletismo de mesa multiplicando o comprimento de suas laterais para encontrar sua área. Peça-lhes que calculem o tamanho que o campo de atletismo de mesa teria que ter para caber nos modelos de todos.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.