Construa uma pista de obstáculos para cães! Descreva as forças de empurrar e puxar que estão em ação. Esta lição ajudará a familiarizar seus alunos com o conteúdo do conjunto LEGO ® Education BricQ Motion Essential. Recomendamos reservar algum tempo antes da aula para mostrar aos alunos o que está sob a bandeja branca e explicar que os blocos são classificados por cor. Os alunos encontrarão os livros de instruções de construção sob a bandeja. Eles só precisarão do livro “A” para esta unidade.

U1L1.Thumbnail.png

Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado conceitos relevantes (ou seja, empurrar e puxar) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material do aluno online.
U1L1.EngageThumbnail.png
  • Faça uma discussão rápida sobre cães.
  • Faça perguntas como:
    • Como você treina um cachorro?
    • Que tipo de obstáculo de treinamento você viu no vídeo?
    • Como os cães reagiram a eles?
  • Diga aos alunos que eles construirão uma pista de obstáculos para cães. Explique que eles não receberão instruções de construção, mas devem usar a imagem da página 1 em seus livros de instruções de construção como orientação. Diga a eles que cada grupo:
    • Pode copiar os modelos da imagem da página 1 do livro de instruções de construção “A”, melhorá-los ou inventar seus próprios projetos.
    • Deve ter como objetivo fazer pelo menos 3 tipos diferentes de obstáculos para os cães passarem, por cima, por baixo ou em volta.
  • Conclua a discussão distribuindo um conjunto LEGO ® Education BricQ Motion Essential para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para projetar e construir uma pista de obstáculos para cães.
  • Não há instruções de construção específicas para esta lição. No entanto, os alunos podem consultar a imagem na página 2 do livro de instruções de construção “A” para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.
    • Nota: Não há elementos suficientes para construir todos os modelos na imagem de inspiração ao mesmo tempo.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Depois que os alunos terminarem de construir, incentive-os a alinhar seus obstáculos e conduzir seus cães ao longo do percurso.
U1L1.03.png

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • Como o cão se move em sua pista de obstáculos? (por exemplo, empurrar / puxar, para cima / para baixo, através, transversalmente, ao redor.)
    • Quais obstáculos exigem um empurrão? (por exemplo, no obstáculo “buscar”, você puxa a mola para empurrar e lançar a bola.)
    • Quais obstáculos precisam ser puxados? (por exemplo, no obstáculo “trenó puxado por cães”, onde os cães puxam o trenó.)
    • Você viu alguma outra força de empurrar e puxar hoje?

Elaborar

  • Faça com que seus alunos continuem a inventar e construir mais obstáculos.
  • Se o tempo permitir, faça com que os grupos combinem todos os seus modelos para criar uma pista de obstáculos maior.
  • Peça aos alunos que desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.
  • Lembre os alunos de verificar se há elementos caídos no chão e colocá-los de volta no lugar a que pertencem.

Evoluir

  • Incentive os alunos a explorarem o movimento de seus modelos à medida que constroem. Peça-lhes que expliquem quais partes estão pressionando as outras.
  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de verificação de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos na descrição das forças de empurrar e puxar que atuam em uma pista de obstáculos.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo: 
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o blocos que eles acham que melhor representa seu desempenho: 
    • Verde: Acho que posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar”. 
    • Azul: sei que posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar”. 
    • Roxo: Posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar” e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo. 
  • Incentive-os a usar afirmações como: 
    • Eu gostava quando você…. 
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
45401-assessment.png

Dicas 

Dicas para modelos

  • A imagem de inspiração na página 2 do livro de instruções de construção “A” mostra 7 modelos de treinamento de agilidade e 2 modelos decorativos.
  • Mostre aos seus alunos como usar o Separador de blocos para remover blocos presos.
U1L1.02.png

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Atribua a cada grupo obstáculos específicos para construir; a gangorra e a esteira redonda são ótimos modelos para começar porque esses mecanismos enfatizam as forças empurrar e puxar.

Aumente a dificuldade:

  • Desafiando os alunos a projetar ainda mais obstáculos de treinamento, incluindo peças que se movem, giram, inclinam ou rolam
  • Para construtores avançados, retire um elemento aleatório e peça-lhes para encontrar uma maneira de usá-lo em um modelo

Extensões

Extensão das artes da linguagem (Observação: isso exigirá tempo adicional)

Para incorporar o desenvolvimento das habilidades das artes da linguagem, peça aos alunos que escrevam um roteiro de locutor narrando a corrida de seu cão na pista de obstáculos.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.