Levante-se e dance! Explore como diferentes engrenagens se impulsionam e mudam a velocidade do giro dos dançarinos em uma divertida competição de dança.

U1L2.full.png

Preparar

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, empurrar e puxar) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
U1L2.EngageThumbnail.png
  • Faça uma rápida discussão sobre quais tipos de forças podem mover as engrenagens.
  • Peça aos alunos para descreverem as engrenagens:
    • Como eles se parecem? (por exemplo, redonda, com muitos dentes ao redor da borda)
    • Como elas começam a girar? (por exemplo, com força, como um empurrão)
    • Para quais lados elas podem girar? (por exemplo, no sentido horário, anti-horário, desta forma, daquela forma ou ao redor)
  • Diga aos alunos que eles construirão uma pista de dança em movimento com engrenagens, uma minifigura de DJ para impulsionar as engrenagens e mini figuras de dançarinos.
  • Vá para a página 4 do livro de instruções de construção “A”. Mostre a página para seus alunos e explique o que é um número de página e por que ele é importante. Saliente que as etapas da construção são numeradas e que devem ser executadas em ordem. Explique que cada etapa mostra quais elementos LEGO ® são necessários e que o número com um “x” mostra quantos elementos da imagem serão necessários para essa etapa. Percorra as instruções rapidamente e mostre aos alunos onde eles pararão de construir.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo Levante e Dance. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Quando os alunos terminarem de construir a pista de dança, peça-lhes que projetem e adicionem dançarinos Minifiguras às engrenagens.
  • Agora, peça-lhes que joguem a “dança do gelo”.
    • Coloque um pouco de música de dança.
    • Inicie o movimento do modelo pressionando o disco preto na engrenagem roxa (ou seja, a plataforma giratória do DJ).
    • Diga aos alunos para pararem seus dançarinos quando ouvirem a música parar.
    • Pare a música.
    • Toque a música.
    • Repita várias vezes.
    • Peça aos alunos que tentem girar as engrenagens em diferentes direções.
    • Como eles podem fazer as engrenagens girarem mais rápido ou mais devagar?

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Pergunte aos alunos o que eles observaram sobre o movimento das engrenagens. Certifique-se de cobrir estes pontos:
    • Girar as engrenagens conectadas de maneiras diferentes faz com que elas se movam no sentido horário ou anti-horário.
    • Uma engrenagem pequena empurrando uma engrenagem grande faz com que a engrenagem grande se mova mais devagar (isto é, desacelerando).
    • Uma grande engrenagem empurrando uma engrenagem pequena faz com que a engrenagem pequena se mova mais rápido (isto é, acelerando).
    • Quando você conecta duas engrenagens do mesmo tamanho, elas se movem na mesma velocidade.
    • Para que duas marchas se movam na mesma direção, deve haver outra marcha no meio. Isso é chamado de marcha lenta.

Elaborar

  • Faça com que seus alunos reconstruam suas pistas de dança e experimentem mover as engrenagens para diferentes posições.
  • Se o tempo permitir, peça aos alunos que completem a planilha do aluno, indicando as marchas rápidas e lentas.
  • Dê 5 minutos para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.

Evoluir

  • Enquanto eles constroem, incentive os alunos a discutir o que está acontecendo com as engrenagens e o movimento.
  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensar em voz alta” e explicar seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que tomaram ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na descrição das forças de impulso que atuam no modelo.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o tijolo que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso descrever o que “empurrar” significa.
    • Azul: sei que posso descrever o que significa “empurrar”.
    • Roxo: posso descrever o que “empurrar” significa e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
45401-assessment.png

Dicas

Dicas para modelos

  • A construção não deve demorar mais do que 20 minutos. Para grupos que não terminaram de construir, coloque cada aluno em par com um grupo que concluiu seu modelo.
  • Os alunos podem usar os triângulos impressos nas engrenagens para contar as rotações e ajudar a explicar por que a engrenagem está se movendo mais rápido ou mais devagar.
  • Quando uma engrenagem grande está empurrando uma engrenagem pequena, os alunos podem seguir os triângulos na engrenagem pequena para ajudar a contar quantas rotações ela faz em comparação com a engrenagem grande.
  • Mostre aos alunos como usar a extremidade do Separador de Blocos para retirar as engrenagens de suas plataformas giratórias. 

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Pedir aos alunos que comecem explorando o movimento de apenas uma dançarina e duas engrenagens.

Aumente a dificuldade:

  • Incentivando os alunos a colocar um dançarino de minifigura em uma engrenagem grande e outro em uma engrenagem menor, observando as diferentes velocidades de cada dançarino
  • Faça perguntas como:
    • Quantas vezes cada dançarino se vira?
    • Qual dançarina dá mais voltas?
    • Como você poderia criar uma rotina de dança sincronizada?
    • Como você pode fazer os dois dançarinos se moverem na mesma direção?

Extensões

Extensão de matemática (Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, os alunos podem colocar em cima das grandes engrenagens blocos de LEGO adicionais para representar partes fracionárias. Eles podem fazer isso contando pregos e adicionando blocos para mostrar a metade ou um quarto.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.