Construa uma pista de obstáculos para cães! Descreva as forças de empurrar e puxar que estão em ação. Esta lição ajudará a familiarizar seus alunos com o conteúdo do conjunto LEGO ® Education BricQ Motion Essential. Recomendamos reservar algum tempo antes da aula para mostrar aos alunos o que está sob a bandeja branca e explicar que os blocos são classificados por cor. Os alunos encontrarão os livros de instruções de construção sob a bandeja. Eles só precisarão do livro “A” para esta unidade.
Preparação
- Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
- Certifique-se de ter abordado conceitos relevantes (ou seja, empurrar e puxar) em uma lição anterior.
- Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.
Envolver
- Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material do aluno online.
- Faça uma discussão rápida sobre cães.
- Faça perguntas como:
- Como você treina um cachorro?
- Que tipo de obstáculo de treinamento você viu no vídeo?
- Como os cães reagiram a eles?
- Diga aos alunos que eles construirão uma pista de obstáculos para cães. Explique que eles não receberão instruções de construção, mas devem usar a imagem da página 1 em seus livros de instruções de construção como orientação. Diga a eles que cada grupo:
- Pode copiar os modelos da imagem da página 1 do livro de instruções de construção “A”, melhorá-los ou inventar seus próprios projetos.
- Deve ter como objetivo fazer pelo menos 3 tipos diferentes de obstáculos para os cães passarem, por cima, por baixo ou em volta.
- Conclua a discussão distribuindo um conjunto LEGO ® Education BricQ Motion Essential para cada grupo.
Explorar
- Peça aos alunos que trabalhem em pares para projetar e construir uma pista de obstáculos para cães.
- Não há instruções de construção específicas para esta lição. No entanto, os alunos podem consultar a imagem na página 2 do livro de instruções de construção “A” para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.
- Nota: Não há elementos suficientes para construir todos os modelos na imagem de inspiração ao mesmo tempo.
- Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
- Depois que os alunos terminarem de construir, incentive-os a alinhar seus obstáculos e conduzir seus cães ao longo do percurso.
Explicar
- Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
- Faça perguntas como:
- Como o cão se move em sua pista de obstáculos? (por exemplo, empurrar / puxar, para cima / para baixo, através, transversalmente, ao redor.)
- Quais obstáculos exigem um empurrão? (por exemplo, no obstáculo “buscar”, você puxa a mola para empurrar e lançar a bola.)
- Quais obstáculos precisam ser puxados? (por exemplo, no obstáculo “trenó puxado por cães”, onde os cães puxam o trenó.)
- Você viu alguma outra força de empurrar e puxar hoje?
Elaborar
- Faça com que seus alunos continuem a inventar e construir mais obstáculos.
- Se o tempo permitir, faça com que os grupos combinem todos os seus modelos para criar uma pista de obstáculos maior.
- Peça aos alunos que desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.
- Lembre os alunos de verificar se há elementos caídos no chão e colocá-los de volta no lugar a que pertencem.
Evoluir
- Incentive os alunos a explorarem o movimento de seus modelos à medida que constroem. Peça-lhes que expliquem quais partes estão pressionando as outras.
- Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.
Lista de verificação de observação
- Meça a proficiência de seus alunos na descrição das forças de empurrar e puxar que atuam em uma pista de obstáculos.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
- Precisa de suporte adicional
- Consegue trabalhar de forma independente
- Consegue ensinar outros
Auto-avaliação
- Faça com que cada aluno escolha o blocos que eles acham que melhor representa seu desempenho:
- Verde: Acho que posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar”.
- Azul: sei que posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar”.
- Roxo: Posso explicar o que significa “empurrar” e “puxar” e também posso ajudar um amigo a entender.
Opinião dos pares
- Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
- Incentive-os a usar afirmações como:
- Eu gostava quando você….
- Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
Dicas
Dicas para modelos
- A imagem de inspiração na página 2 do livro de instruções de construção “A” mostra 7 modelos de treinamento de agilidade e 2 modelos decorativos.
- Mostre aos seus alunos como usar o Separador de blocos para remover blocos presos.
Diferenciação
Simplifique esta lição:
- Atribua a cada grupo obstáculos específicos para construir; a gangorra e a esteira redonda são ótimos modelos para começar porque esses mecanismos enfatizam as forças empurrar e puxar.
Aumente a dificuldade:
- Desafiando os alunos a projetar ainda mais obstáculos de treinamento, incluindo peças que se movem, giram, inclinam ou rolam
- Para construtores avançados, retire um elemento aleatório e peça-lhes para encontrar uma maneira de usá-lo em um modelo
Extensões
Extensão das artes da linguagem (Observação: isso exigirá tempo adicional)
Para incorporar o desenvolvimento das habilidades das artes da linguagem, peça aos alunos que escrevam um roteiro de locutor narrando a corrida de seu cão na pista de obstáculos.
A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.