Projete, construa e teste mecanismos que podem passar objetos para um colega de equipe, criando uma corrida de revezamento divertida e emocionante!

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Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Esta lição foi elaborada para ser ministrada ao longo de pelo menos duas sessões de aula de 45 minutos. A Parte A compreende a sessão 1 e a Parte B compreende a sessão 2.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos de empurrar, puxar e gravidade em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Parte A 

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
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  • Facilite uma discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre as forças de empurrar e puxar.
  • Faça perguntas como:
    • Que modelos você se lembra de ter construído?
    • Quais funcionaram melhor para você?
    • Você gostaria de construir algum deles novamente?
  • Se os alunos precisarem de um pouco de orientação, ajude-os perguntando:
    • Como você pode usar o que aprendeu sobre forças de empurrar e puxar para fazer uma corrida de revezamento?
    • Como você pode mover um objeto sem tocá-lo com as mãos?
    • Que ideias você tem para uma corrida de revezamento?
  • Diga aos alunos que eles usarão o que já aprenderam sobre forças de empurrar e puxar para fazer uma corrida de revezamento para a classe. Apresente a atividade:
    • Diga aos alunos para escolherem um objeto para ser usado como “bastão” que será passado. Pode ser, por exemplo, um elemento de pizza LEGO ^ ® ^ ou uma bola de papel amassada.
    • Peça-lhes que inventem um mecanismo que lhes permita passar o “bastão” com um empurrão ou puxão, sem tocá-lo com as mãos.
    • Faça-os esboçar sua ideia e, em seguida, construí-la
    • Explique que eles podem usar os modelos que construíram nas lições anteriores como inspiração ou inventar algo novo.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Diga aos alunos para discutir, esboçar e rotular suas ideias antes de começarem a construir.
  • Cada aluno deve construir seu próprio mecanismo para passar o “bastão” para seu parceiro.
  • Se alguns dos alunos terminarem a construção mais cedo, eles podem praticar a passagem do “bastão”, ajudar seu parceiro a terminar o modelo ou marcar as linhas de partida e chegada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.

Explicar

  • Reúna os alunos para revisar e discutir o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • Como seu modelo está empurrando ou puxando o “bastão”?
    • Quais modelos te inspiraram?
    • Quais partes do seu modelo são iguais ao seu esboço? O que é diferente?
    • O que você pode mudar?

Parte B 

Envolver

  • Distribua os esboços dos alunos da Parte A da lição.
  • Peça aos alunos que compartilhem o que planejam fazer hoje.
  • Pergunte aos alunos o que eles poderiam fazer para ajudá-los se ficarem sem ideias. As respostas podem incluir:
    • Pergunte a um especialista
    • Pergunte a um amigo
    • Use as instruções de construção para se inspirar

Explorar

  • Dê 20 minutos para os alunos terminarem seus modelos. Após 15 minutos, diga a eles que eles têm 5 minutos restantes para criar um modelo funcional.
  • Dê 2 minutos para que eles testem seus modelos com seus parceiros.
  • Agora reúna os alunos para uma corrida de revezamento em classe.
    • Divida a turma em duas equipes.
    • Decida a ordem da corrida.
    • Comece a corrida de revezamento com uma contagem regressiva 3-2-1.
    • Cada aluno usará seu mecanismo para passar seu “bastão” para o próximo aluno.
    • Se eles soltarem seu “bastão”, podem tentar novamente.
    • Tenha animação ao comemorar o sucesso quando o “bastão” atingir a linha de chegada.

Explicar

  • Peça aos alunos que compartilhem e expliquem seus modelos.
  • Faça perguntas como:
    • Quão bem o seu modelo funcionou?
    • O que você poderia mudar para torná-lo ainda melhor?

Elaborar

  • Faça perguntas como:
    • Que parte desta lição foi divertida?
    • O que foi desafiador?
    • Quais modelos de outros alunos inspiraram você?
    • Que outros tipos de corridas de revezamento poderíamos fazer?
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivar os alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever como as forças de empurrar e puxar podem mover objetos.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Green: Acho que posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Azul: posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Roxo: posso descrever e explicar o que significa “empurrar” e “puxar”, e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
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Dicas

Dicas para modelos

  • Se algum de seus alunos tiver dúvidas, ajude-o fazendo perguntas abertas, como:
    • Qual é a sua ideia?
    • O que você tentou?
    • O que você poderia tentar a seguir?
    • Existe um modelo que você já construiu em outra lição que pode empurrar o “bastão”?
    • Alguns alunos podem ter ideias grandes demais para desenvolver dentro do tempo disponível. Incentive-os a pensar em maneiras de simplificar sua ideia antes da próxima aula. Estimule sua criatividade, explicando que muitos designers reservam um tempo longe de um projeto para repensar e revisar seus planos.
    • As fotos abaixo mostram exemplos de soluções. No entanto, recomendamos não compartilhá-las com seus alunos, a menos que eles estejam tendo problemas para ter ideias, pois isso tende a limitar sua criatividade.
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Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que os alunos recombinem modelos selecionados (por exemplo, o modelo Treino de hóquei ou o Lançamento de carros) em vez de construir um modelo inteiramente novo

Aumente a dificuldade:

  • Atribua a cada aluno um mecanismo de empurrar ou puxar para que a corrida de revezamento alterne entre um objeto sendo empurrado e um objeto sendo puxado

Extensões

(Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça a cada equipe que estime a quantidade de tempo, em segundos, que sua parte na corrida levará para ser concluída. Como uma classe, some todas as estimativas de tempo para determinar o tempo estimado necessário para completar a corrida inteira. Converta essa estimativa em minutos e segundos e compare-a com os tempos reais da corrida de revezamento.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.