Robôs enxergam o mundo de uma forma diferente: através de sensores.

A palavra sensor tem a mesma origem da palavra sentido, do latim sensos, ou seja, a habilidade de sentir. Nós, humanos, possuímos 5 sentidos que são operados por 5 diferentes sensores:

  • Visão: permite ver a luz, com os olhos;
  • Audição: possibilita escutar sons, com nossos ouvidos;
  • Tato: permite sentir pressão e temperatura, com nossa pele;
  • Olfato: propicia a interpretação do cheiro das coisas, com nossos narizes;
  • Paladar: permite interpretar o gosto das coisas, com nossa língua;

Esses 5 sentidos possuem diversas aplicações e nascemos com eles. Um sensor em um robô permite que ele possa interpretar o mundo sem a necessidade da interferência humana. O robô que precisa entender a cor de um objeto, terá um sensor de cores. Outro, que precisa entender sua posição em relação a um objeto, terá um sensor de distância.

Dessa maneira, os robôs podem virar para a direita quando detecta a cor verde, ou para a esquerda quando detectam a cor vermelha. Além disso, podem perceber que vão bater na parede e conseguir desviar dela.

No Ev3, temos os seguintes sensores:

  • Cor: Mede cor e quantidade de luz;
  • Giroscópio: Mede angulação;
  • Ultrassônico: Mede a distância de superfícies próximas;
  • Toque: Mede contato com uma superfície.

Podemos fazer um paralelo entre os sensores dos nossos robôs e os nossos.

  • O sensor de cor é como se fosse nossos olhos;
  • O giroscópio, nossos ouvidos internos;
  • O ultrassônico, nossos olhos em conjunto com nossos ouvidos e pele;
  • O de toque, nossa pele.

Em resumo, os sensores permitem que os robôs consigam ser automatizados. Isto é, que ajam sozinhos de acordo com o que detectam. No vídeo abaixo, vemos uma aplicação disso na indústria automobilística. O vídeo abaixo mostra como, num processo automatizado, a porta de um carro é formada.

Sabemos o que é um sensor e como ele funciona. Então, vamos entender o que é o sensor de toque.

Como podemos ver na imagem acima, o sensor de toques é, pura e simplesmente, um botão. Na programação, o EV3 classifica cada estado com um número. Dessa maneira, existem três possibilidades para ele:

  • 0 – Solto: quando não apertamos ele;
  • 1 – Pressionado: quando apertamos ele e seguramos;
  • 2 – Pulsado: quando pressionamos rapidamente o botão.

Por isso, na hora de escolher os blocos, caso seja necessário usar o botão no modo Pulsado, por exemplo, deve-se definir o número 2 no bloco. Este sensor é muito usado em robôs que precisem se mover caso toquem em algo, como uma parede. Às vezes, também, precisamos que só se movam ou façam uma ação até que o botão seja pressionado. Esse é possivelmente o mais básico dos nossos sensores.

Usando o sensor de toque

Apenas no computador, existe um bloco sensor de toque na aba amarela. Esse bloco permite armazenar o valor medido pelo sensor e comparar informações do sensor. Como são possíveis apenas 3 estados para o sensor, os valores sempre serão 0,1 ou 2. Os valores armazenados podem ser usados para desencadear outros blocos de programação, por exemplo.

No entanto, nesse momento, vamos usar a opção sensor de toque dentro do bloco Esperar. As opções disponíveis dentro das opções desse bloco são:

  • Comparar -> Estado: confere o estado esperado com o estado atual.
  • Alterar -> Estado: verifica se há mudança no estado do botão.

As opções dentro do bloco Esperar permitem que o programa espere por uma leitura específica do sensor antes de continuar a executar os outros blocos.

No computador No tablet

Construa o veículo educador com o sensor de toque abaixo.

Clique aqui para abrir o manual

Faça com que o robô ande em linha reta até encostrar o sensor.

Para isso, comece usando o bloco Mover direção, pois queremos que ele se mova até determinada condição ser cumprida. Em seguida, precisamos usar o bloco Esperar e selecionar a opção Sensor de toque -> Comparar -> Estado. Esse bloco vai segurar o fluxo de dados até o botão for encostado. Mas não vai segurar o movimento do carrinho. Ou seja, ele vai se mover esperando algo acontecer e, depois de tocar no sensor, o próximo bloco vai ser executado. Cuidado com a potência utilizada. Será difícil de parar o robô se ele estiver andando muito rápido.

No computador No tablet

Por fim, deve-se colocar um bloco que permita o robô parar quando esse sensor for pressionado. Sabe qual bloco temos que usar?

Sugestão de Programação:

  • O primeiro bloco liga os motores com potência de 50 e faz o carrinho andar para frente, conforme indicado pela seta.
  • O segundo bloco espera que o sensor de toque seja tocado para que continue com o resto da programação. Como definimos que o código para destravar a programação é o 2, quando o sensor for pulsado, o sensor transmitirá o número 2 para o EV3 e o resto da programação será executada.
  • O terceiro bloco desliga os motores e trava as rodas ao mesmo tempo.
No computador No tablet
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

Modifique:

Altere a potência do motor. Agora, use a tabela abaixo e anote no caderno qual é o valor de potência para o veículo com melhor precisão. Quanto maior a potência, fica mais difícil pro sensor parar o carinho com precisão. Por isso, tenha cuidado.

Potência dos motores O robô parou com precisão?
10
20
30
40
50
60
75
100

Usando o mesmo código do desafio anterior, faça aparecer na tela do seu robô uma carinha feliz enquanto ele está andando. Quando ele bater na parede, faça-o ficar com os olhos machucados.

Aproveite essa oportunidade para publicar seu robozinho no Instagram marcando @robot.education !!

Sugestão de Programação:

  • No primeiro bloco, os motores são ligados com uma potência de 50 e andam sempre para frente.
  • O segundo bloco coloca uma carinha feliz na tela do EV3.
  • O terceiro bloco segura a execução do resto da programação até que o sensor de toque seja tocado.
  • No quarto bloco, os motores são desligados e as rodas travam logo em seguida.
  • O quinto bloco põe os olhos machucados na tela do EV3.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da progrmação