Catapultas foram utilizadas, principalmente, como arma para invadir castelos desde a antiguidade. O primeiro registro histórico de uma catapulta data de 399 AC. A imagem acima mostra o tipo mais comum: a Manganela. Além desse tipo, ainda temos o trabuco e a balista. Para mais informações, clique nesse link.
Manual
Programação
No computador: |
No tablet: |
Comentários
Os blocos laranjas controlam o fluxo de dados da programação. Assim, podemos alterar a velocidade em que os blocos são executados, por exemplo.
Esse bloco envolve todos os outros blocos e permite que o programa funcione eternamente.
Controla o sensor de toque externo à catapulta. Funciona como botão de Inicialização. O programa espera o sensor de toque ser pressionado para iniciar.
Pausa a programação enquanto a angulação medida por este sensor seja menor que 90 graus. Assim, a programação só será retomada quando o ângulo medido for acima de 90 graus.
Está associado ao sensor de toque interno da catapulta. Da mesma forma que o primeiro bloco, o programa para até que o botão seja pressionado. Esse sensor tem a função de parar o motor quando a plataforma tocar nesse sensor.
Os blocos verdes são utilizados para controlar os motores do EV3:
Liga o motor no sentido anti-horário (indicado pelo sinal de menos) com potência máxima.
Este bloco desliga o motor conectado na porta A. Além disso ele tem a opção, representada pelo triângulo preto e barrinha vermelha, de frear o motor ou apenas desligar, neste exemplo escolhemos travar o motor imediatamente após parar o movimento.
Liga o motor no sentido horário com potência máxima.