A partir daqui, você vai entrar numa aventura de conhecimento e diversão chamada ROBÓTICA! É com muito prazer que lhe convidamos a construir seu caminho junto conosco, com suas próprias mãos. Mas antes de começar essa jornada de robótica com o material LEGO® Education WeDo 2.0 é preciso entender os elementos que serão utilizados ao longo das aulas.
A Bandeja
Modelo de organização sugerido pela LEGO: por tipos |
Outra sugestão de como organizar as peças: por cores |
É muito importante seguir algumas regras:
- Não coloque peças na boca;
- Sempre devolva as peças que não usou no lugar certo;
- Evite bater com força ou desmontar à força;
- Sempre pegue o que cair no chão;
- Mantenha tudo sempre muito bem limpo e organizado, como um cientista;
As peças técnicas
Além das peças de LEGO que estamos acostumados, este set possui peças diferentes, chamadas Technic. São peças que são encaixadas com os conectores e eixos. Veja a imagem abaixo, note como os conectores redondos encaixam nas peças com buracos redondos, e como os conectores em cruz (eixos) nas engrenagens.
Partes eletrônicas
Essas peças merecem um cuidado especial pois são as que costumam estragar primeiro, devido serem mais difíceis de repor, principalmente pelo preço. É LEGO, não quebra fácil, porém os fios podem se romper caso não sejam manipuladas com cuidado. Por isso, não desencaixe puxando pelos fios, puxe sempre segurando na peça.
Primeiro projeto
O Software
Para instalar o software que faz a programação do WEDO 2.0 é necessário verificar se o seu computador ou tablet (não existe versão para celular) é compatível. A maneira mais fácil de resumir é: precisa de bluetooth 4.0. Este set apenas funciona com esse tipo de comunicação, se o seu computador, notebook ou tablet não possuir esse requisito, não vai funcionar.
Verifique aqui a lista de requisitos mínimos que seu aparelho precisa ter: https://education.lego.com/en-us/support/wedo-2/system-requirements
Use este link para instalar a versão atualizada do software de programação do Lego WeDo 2.0: https://education.lego.com/en-us/downloads/wedo-2/software
Com o software instalado e aberto, a página chamada Lobby aparecera, clique em Seu primeiro projeto:
Aparecerá agora outra tela convidando para iniciar o seu primeiro projeto, a construção de um caracol que muda de cor, clique em Ir , siga os passos de montagem e conecte o seu SmartHub ao computador ou tablet:
A programação desta atividade é muito simples e a intenção é apenas a de aprender o procedimento de conectar e enviar a programação para o seu SmartHub do WEDO 2.0:
Como desafio extra desta atividade, escolha novas cores, faça o seu caracol piscar em todas as cores.
Cores aleatórias
Muito mais importante do que apenas enviar comandos para o seu robô de LEGO é aprender que ele pode também executar uma programação e funcionar para sempre (ou até as pilhas acabarem).
Para que o robô continue executando uma tarefa sem que seja necessário apenar no botão play o tempo todo, basta colocar tudo dentro do bloco LOOP:
Este bloco repete o comando que está dentro dele quantas vezes nós quisermos, no exemplo da imagem acima ele está em modo infinito. Para ver funcionando, será interessante também aprender sobre o parâmetro aleatório. Este bloquinho azul faz com que cada vez que o programa é executado apareça um número aleatório, como um dado, mas este bloco funciona com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10
Nós utilizaremos o bloco de parâmetro aleatório no lugar do número que fica logo embaixo do bloco de cores. Então a programação deverá ficar como na imagem abaixo, após apertar o play o caracol trocará de cores aleatoriamente. Não se preocupe, basta arrastar os blocos e soltar que eles se encaixam sozinhos: