Conectar

Macacos: ágeis pelos galhos.

FONTE: Site https://unsplash.com/s/photos/monkey-in-the-tree (2020).

A palavra macaco designa  não apenas uma espécie de animais, mas sim um grupo de animais da ordem primata. Macaco é um termo africano e é utilizado  para caracterizar todas as espécies de primatas antropoides ( ou seja, animais cujo aspecto se assemelha ao aspecto humano). São cerca de 281 espécies de macacos.

A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Alimentam-se de folhas, frutos, sementes e pequenos caramujos insetos . A seguir é  mostrado uma imagem ilustrando a classificação biológica dos macacos.

FONTE:  A autora de acordo com  informações  de https://www.todabiologia.com/zoologia/simios.htm (2020).

 Semelhança ao humanos

É correto  relacionar o parentesco humano com os macacos? Sim, na verdade, apesar de não descender de nenhum dos grupos de macacos atuais, estes e o homem tiveram origem num mesmo grupo ancestral.

Características

Os macacos são animais inteligentes e sociáveis. São conhecidos por correr e saltar pelas árvores com facilidade. O tamanho dos macacos varia muito. O sagui-leãozinho mede apenas 14 centímetros, sem contar a cauda. Os maiores babuínos podem chegar a 1,15 metros.

Os macacos usam os quatro membros — duas pernas e dois braços — para se locomover. Os pés e as mãos servem para se agarrar aos galhos das árvores. A maior parte do corpo dos macacos é coberta de pelos. 

Macacos amam mesmo banana?

Os macacos adoram comer frutas agradáveis ao paladar, como mamão, abacate, maça e banana. Mas eles não comem apenas banana. Essa fruta na realidade, é o prato que eles mais consomem nos zoológicos do mundo, por ser uma fruta abundante e barata. Essa associação, assim deve-se  a alimentação que os macacos recebem no zoológico.

Construir

Nessa aula vamos construir um macaco que se movimenta  segurando numa corda.

Clique na imagem para abrir o manual de instruções de montagem.

Sugestão de programação:

Nesse código lógico é abordado:

  • Uso de sensor de presença;
  • Utilização estrutural condicionais de programação (função ‘vai’ e função ‘volta’).

O objetivo do projeto é fazer a movimentação do macaco numa corda/barbante pelas mãos. Quando  for detectado  algo perto do macaco, esse mudará  o sentido do percurso.

Continuar

Esse projeto teve um nível de montagem mais avançado, não acha? E olha só quem conseguiu realizar a montagem, você!

E como ficou o seu macaquinho? conseguiu fazer o nosso primata andar pela corda por meio dos braços? Ou ele caiu que nem este daqui vai cair?

Por fim. queremos saber a resposta destas perguntas, portanto chegou o momento final  mais muito legal desse projeto. É o momento de compartilhar o que desenvolveu e aprendeu. Como todos os projetos, este também foi realizado pela criadora desse conteúdo e com muito carinho.

Faça a solicitação do seu certificado via Whatsapp