Elevador: Para qual andar vamos?
Ao se deparar com uma grande escadaria e um elevador, qual deles você escolhe?
Aposto que o segundo será o mais escolhido. Confortável e seguro, o elevador é um veículo, geralmente vertical que é muito utilizados para levar pessoas de um andar para o outro em prédios. O primeiro deles foi criado por volta de 1800 e era muito lento. Hoje em dia, passar por vários andares leva poucos segundos.
Elevador sem cabos
O primeiro elevador sem cabos que anda na vertical e horizontal foi implantado em um prédio em 2017, na Alemanha, desenvolvido pela empresa Thyssenkrupp. O sistema, chamado “MULTI”, oferece várias cabines, operando em loop dentro do sistema. (se quiser saber mais acesse o link: http://www.thyssenkruppelevadores.com.br/blog/multi-primeiro-sistema-de-elevadores-sem-cabos-do-mundo-e-inaugurado-hoje/).
O conceito “sem cabos” vem da ideia de o elevador dispensar essa estrutura de elevação, funcionando com trilhos, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Caso a máquina precise mudar o sentido, pontos específicos das linhas giram em seu próprio eixo, permitindo que ele siga seu curso.
Nessa aula vamos construir um sistema de elevador
Clique na imagem acima para abrir o manual de montagem.
Observação: após a finalização da montagem, pegue um fio de barbante, enrole nas engrenagens e faça o fio passar por dentro do bondinho, até que fique parecido com essa foto:
Sugestão de programação:
Nesse código lógico abordamos:
- Inicialização simultânea de vários processos (quando o usuário do programa clicar em qualquer uns dos “botões play A”, as três linhas de código iniciarão e funcionarão funcionar juntas);
- Uso de sensor de inclinação;
- Utilização de estrutura condicional de programação de acordo com resposta do sensor.
O objetivo do projeto é desenvolver um sistema que movimente a plataforma para cima e para baixo, como um elevador. E caso o sensor fique na posição reta (sem nenhuma inclinação), o movimento de subida ou descida do elevador pare.
IDEIA DE COMPLEMENTO: Insira o bloco de som (é um bloco vermelho) e grave um novo áudio, como : “chegamos ao andar solicitado”.