As primeiras esteiras industriais foram inventadas no início do século XX. Elas eram usadas para transportar carvão e rochas dentro das mineradoras. Mais tarde, Henry Ford começou a usar essas esteiras na indústria automotiva. A maior esteira já construída tem 98 km e permite o transporte de fosfato da cidade de Bou Craa até Laayoune. Essas cidades estão localizadas num território disputado pelo reino do Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário. Hoje, as esteiras são utilizadas em, praticamente, todos os ramos industriais. A imagem acima ilustra o uso de esteiras na indústria de alimentos.
Manual
Programação
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O objetivo deste código é transportar a bolinha do EV3 do início da esteira até um dos suportes no final do trajeto. A esteira só começa a levar a bolinha quando ela for colocada entre os pinos azuis e na frente do sensor de cor. Então, quando a bolinha bate no sensor de toque, o usuário tem a opção, através dos botões no Brick, de escolher para qual lado a bolinha vai cair.
Os blocos laranjas são utilizados para controlar o fluxo de dados da programação e os blocos verdes têm a função executar alguma ação do disponível no EV3.
Começamos, então, adicionando o bloco Ciclo no modo Infinito para que a programação funcione enquanto o brick estiver ligado.
O primeiro bloco dentro do Ciclo, chama-se Esperar e impede a execução da programação até que a quantidade de luz refletida pelo sensor de cor seja igual ou superior a 4 unidades. Dessa forma, enquanto a bolinha não for posicionada na frente do sensor de cor, o programa não continua com a ação dos outros blocos.
O próximo bloco Esperar, segura o fluxo de dados por 1 segundo. Esse bloco foi escolhido para que o usuário tenha tempo de colocar a bolinha na posição inicial.
O bloco Motor Grande controla o motor conectado na porta A do Brick. Esse bloco liga o motor por 1 rotação (círculo com #) no sentido anti horário (indicado pelo sinal de menos) com metade da potência total. Então, o motor é desligado e suas rodas são travadas (o que é indicado pela flecha com barrinha vermelha). Esse motor controla a esteira fazendo com que a bolinha seja transportada para cima.
O bloco Esperar pausa a execução dos próximos blocos até que o sensor de toque detecte alguma mudança em seu estado, ou seja, até que a bolinha encoste no sensor.
Este bloco emite uma instrução em inglês para indicar que o usuário deve clicar no botão “Para direita” no Brick. O ícone de bandeira pausa a execução dos blocos para tocar o áudio.
Este bloco orienta o usuário a clicar no botão “Para esquerda” da mesma forma que o bloco anterior.
Esse bloco Esperar só retoma a programação quando um dos botões do bloco for pressionado.
Em seguida, adicionamos o bloco Comutação no modo medida dos botões do bloco. Assim, podemos mudar quais blocos serão executados dependendo de qual botão for pressionado pelo usuário. Dessa forma, se o botão “Para direita” for clicado, o motor médio vai girar em 30 graus no sentido anti horário e depois 30 graus no sentido horário. Assim, ele faz com que a bolinha caia no cesto da direita e depois volte para a posição original. Analogamente, se o botão “Para Esquerda” for acionado o motor vai girar em 30 graus no sentido horário e depois 30 graus no sentido oposto. Por isso, a bolinha vai cair no cesto da esquerda e o motor vai voltar para a posição original.
O bloco Motor médio controla o motor conectado na entrada D do brick. Esse bloco liga o motor com metade da potência disponível por apenas 30 graus no sentido anti horário. Em seguida, o motor é desligado e travado (o que é indicado pela flecha com barrinha vermelha).
Esse bloco Motor médio controla o mesmo motor conectado na entrada D do brick. O bloco liga o motor até que ele gire 30 graus no sentido horário com metade da potência. Em seguida, o motor é desligado e travado.
O bloco Motor Grande é o mesmo que controla a esteira. Então, o objetivo dele é fazer com que a esteira volte à posição original. Esse bloco liga o motor com metade da potência total por 1 rotação no sentido horário. Em seguida, os motores são desligados e travados.
Este bloco emite um áudio de comemoração pelo seu trabalho bem feito. O ícone de bandeira pausa a execução dos blocos para tocar o áudio.