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Você conhece o jogo Pedra, Papel, Tesoura?

Do japonês jan ken-pon, esse jogo usa as mãos como único material necessário e pode ser jogado por duas ou mais pessoas. Perfeito para estimular a atenção, coordenação motora e agilidade dos jovens, o jogo também depende de muita sorte. O passo a passo a seguir explica como se joga o Pedra, Papel e Tesoura:

1- No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem esticar o braço para frente escolhendo um dos três símbolos a seguir:

– A mão fechada significa Pedra (como se fosse dar um soco);

– A mão aberta significa Papel (como se fosse pegar alguma coisa);

– A mão com dois dedos (indicador e médio) estendidos significa Tesoura (como uma tesoura mesmo 😆).

2- No início, os jogadores ficam de frente um para o outro, balançam as mãos ao mesmo tempo enquanto falam ”Pedra, Papel, Tesoura!”, terminando escolhendo um dos três símbolos.

3- Para decidir quem ganha, existem as três regras seguintes:

– Pedra quebra a Tesoura

– Tesoura corta o Papel

– Papel embrulha a  Pedra

4- Se os participantes mostrarem um mesmo símbolo, é declarado empate e deve-se jogar até o desempate.

 

Responda escrevendo no seu caderno, você já jogou esse jogo? Foi divertido? Você ganhou?

Construir

Materiais necessários para a atividade:

1 micro:bit e o Simulador MakeCode  Acesso ao MakeCode
1 Cabo micro USB Alguém para jogar com você!
1 Suporte de Bateria

O que é preciso para jogar Pedra, Papel, Tesoura? Normalmente se joga apenas com as mãos, mas dessa vez será utilizando o micro:bit! Ele escolherá aleatoriamente um dos três símbolos, assim você poderá jogar com um amigo ou sozinho utilizando o simulador do MakeCode como um oponente!

Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro USB, com pilhas carregadas, também conecte o suporte de bateria na plaquinha, em seguida é só programar.

Como funciona: o micro:bit utilizará o acelerômetro, quando ele detecta um movimento de trepidação, ele define a ferramenta variável para um número aleatório: 0, 1 ou 2. Usamos 0 porque os computadores começam a contar em 0 e é bom lembrar que 0 é um número! O programa usa a seleção para decidir qual imagem será exibida no visor de LED. Se o número aleatório for 0, ele mostra um ícone de pedra; se for 1, mostra o ícone que representa o papel. Se não foi 0 ou 1, deve ser 2, porque instruímos o micro: bit a escolher apenas números aleatórios entre 0 e 2; portanto, nesse caso, mostra uma tesoura.

Para programar siga o passo a passo a seguir:

  1. Abra o MakeCode
  2. Crie um Novo Projeto
  3. Abra o menu Entrada
  4. Coloque dentro do seu projeto o bloco em agitar
  5. Vá para o menu Variáveis, e crie uma variável chamada ”Variável”
  6. Dentro do bloco em agitar, coloque a função definir ‘Variável’ para ”0”, que está no menu Variáveis
  7. Em seguida, vá para o menu Matemática e escolha o bloco escolher aleatório ‘0’ até ’10’ e coloque dentro do bloco anterior no lugar do ”0”, e depois escolha os números de ”0” e ”2”
  8. Abaixo, no menu Lógica, e coloque o bloco se e senão, e adicione mais uma condição senão utilizando o símbolo no canto inferior esquerdo do bloco
  9. Agora no mesmo menu, dentro das duas duas primeiras condições do se e senão, adicione o bloco de igualdade seguinte
  10. Volte no menu Variáveis e coloque a variável já criada no lugar do primeiro ”0” nas duas condições de igualdade recém colocadas
  11. Em seguida, troque o ”0” da segunda condição para o número ”1”
  12. Por último vá até o menu Básico, e coloque uma função mostrar ícone dentro de cada condição se/senão criada
  13. Escolha os seguintes símbolos para representar seus objetos: Pedra, Papel e Tesoura

O código final ficará assim:

Faça o download do código para seu micro:bit e desconecte-o do computador. Procure um parceiro para jogar o jogo com você, se ele ou ela não tiver um micro:bit abra o MakeCode e programe da mesma maneira, com o simulador vocês conseguirão jogar!

Contemplar

Copie as seguintes perguntas no caderno e responda:

  1. O jogo está funcionando?
  2. Conseguiu fazer as 3 figuras aparecerem de forma aleatória?
  3. O que pode ser feito para melhorar?

Em caso de dúvidas, lembre-se que você pode entrar em contato com o instrutor deste curso com a ferramenta de perguntas e respostas!

 

 

Continuar

Chegou a hora de melhorar o projeto, e nada melhor que fazer isso usando a criatividade. Faça os ajustes necessários discutidos no passo anterior e prepare-se para o desafio: agora é você quem vai inventar os objetos! Além dos três principais, que tal inventar outros e criar novas regras para o jogo? Qual é o nome desse novo jogo?