Talvez pelo título você não reconheça, mas Donkey Kong é uma série de jogos (jogo que ganhou várias versões durante os anos), que iniciou em 1981 com Shigeru Miyamoto. O game retrata o personagem inimigo Donkey Kong que sequestra a moça Pauline, e no primeiro jogo da série houve a primeira aparição de Mario, na época Jumpman. O objetivo de Jumpman é subir as plataformas desviando os obstáculos jogados por Kong, depois derrotá-lo e recuperar a dama.

Curiosidade: O jogo Donkey Kong recebeu uma versão em desenho animado chamado Donkey Kong Country. De uma produtora francesa, o desenho durou 40 episódios e foi exibido no Brasil pela Rede Record.

Subindo as escadas e pulando os barris… Vamos programar o Monkey’s Barrel, um jogo inspirado em Donkey Kong. Lembrando que a escolha do nome do jogo e os personagens ficam ao seu critério!

O único conceito novo que será visto será Contagem Regressiva (Timer), mas muitos conceitos das outras aulas serão abordados. Veja o vídeo da montagem da programação:

Conseguiu? Teste o seu jogo, normalmente ocorrem alguns bugs (defeitos) nesse jogo, se você souber resolver esses problemas, melhore o código!

Aqui está o projetinho pronto para comparação:

Tá difícil programador? Os barris do vilão estão em uma velocidade boa? Os movimentos do jogador estão bons? Quer adicionar mais alguns efeitos? Seja livre para mudar o código do seu jeito, só não se esqueça de ir testando conforme as alterações!

Temos uma missão para você:

  • Crie um sistema de XP para o jogo como: ganhar 100 pontos ao pular os barris, e ganhar 500 pontos ao pegar a moeda, ou ganhar outra vida! Além disso teste um jeito de fazer aparecer paredes no meio do jogo (isso será visto na próxima aula do curso, mas agora seria bom você dar uma olhada). Se não conseguir, desenhe um novo personagem para você.