A inspiração dessa aula é um jogo arcade (vídeo-games operados quando depositadas fichas ou moedas) chamado Full Tilt Pinball, na sua versão Space Cadet. Essa versão do jogo foi muito famosa pois era incluída em todos os programas Windows (maioria dos computadores na época), desde a versão Windows Plus! 95 até a Windows XP. Depois da versão Windows XP, a tecnologia avançou e o Pinball ganhou versões com tecnologia recente. Porém o jogo apresentava falhas como atravessar as paredes, e nas tentativas frustradas de recuperar o jogo, a Microsoft decidiu removê-lo dos pacotes.

O estilo de jogo Pinball criado primeiro para os fliperamas arcades, têm como objetivo fazer o máximo de pontos após lançar uma bola na área do jogo. Enquanto a bolinha bate e rebate nas paredes acumulando pontos, o jogador controla duas ”palhetas” não deixando que a bola vá para baixo e acabe o jogo.

Curiosidade: Nos fliperamas, os jogadores davam umas pancadas nas laterais do máquina para movimentar a bolinha também. Como isso se tornou muito comum, o Full Tilt Pinball – Space Cadet adotou essa opção, então é possível dar essas pancadas dentro do jogo virtual através das teclas do computador.

O jogo que será criado aqui se chamará Fliperama na Selva e ele manterá a essência do estilo Pinball, com a bolinha, palhetas, pontos e paredes que ricocheteiam.

Conceitos que serão vistos:

  1. Como criar as palhetas que se movem e fazer com que a bola bata nelas apenas quando elas estiverem sendo pressionadas
  2. Bloco ”For element ‘value’ of list ‘do’
  3. Ricochete da bola nas paredes de cima e dos lados (diferente do efeito bounce on wall)
  4. Adicionar pontuação aos blocos
  5. Reiniciar o jogo (para bugs)
  6. Adicionar sons ao pontuar

Veja o vídeo da criação do game passo-a-passo:

Agora, depois dessa longa programação, teste o Fliperama na Selva e se prepare para o próximo desafio 😜

Código final pronto:

Qual foi seu High Score? Ou seja a sua pontuação máxima. Tire um print (foto), ou grave um vídeo do jogo que você gravou, e poste nas suas redes sociais marcando a Robot!

Temos uma missão para você:

 

  • Crie a segunda fase do Fliperama, agora no fundo do oceano, com uma nova bolinha, novas imagens de pontuação, novas palhetas e novas paredes! Criar um inimigo (como um tubarão) para engolir sua bolinha seria muito assustador!