A multidão aplaude enquanto os trenós descem pela pista de gelo! O que diferencia o vencedor? Pegue seu capacete e prepare-se para andar de trenó para descobrir!

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Preparar

  • Revise o material online do aluno. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de que você aprendeu como fazer previsões em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

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  • Faça uma discussão rápida sobre quais forças os alunos viram em ação quando estiveram andando de trenó ou assistindo a passeios de trenó.
  • Faça perguntas como:
    • Qual força faz o trenó se mover? (Empurrar)
    • O que mais faz o trenó se mover? (A gravidade é a força que puxa a massa para baixo. Quanto mais massa um objeto tiver, mais rápido ele se moverá. Isso é chamado de “impulso”. O impulsos fará com que um objeto em movimento permaneça em movimento por mais tempo ou lhe dê mais força, se você adicionar massa, terá mais impulso e isso faz o trenó deslizar mais.)
  • Diga aos alunos que eles vão construir uma pista de trenó e, em seguida, explorar como eles podem fazer o trenó ir mais longe, aumentando sua massa.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo do trenó. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os tijolos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Faça com que os grupos parem de construir após 20 minutos ou quando todos os grupos tiverem pelo menos construído o trenó e pesos, e completado a pista de gelo até a etapa 23 na página 51 do livro de instruções de construção.
    Peça aos alunos que testem a pista de gelo com as minifiguras e o trenó. Diga-lhes para segurar o trenó no marcador roxo no topo da pista de gelo e soltá-lo. Os grupos que conseguiram completar a pista de gelo e o lançador podem girar a manivela para lançar o trenó.
  • Peça-lhes que usem uma régua para medir a distância que o trenó percorreu da base da pista de gelo. Diga-lhes para registrar a distância em suas planilhas do aluno ou em um gráfico em seus cadernos.
  • Para garantir um teste justo, peça aos alunos que repitam o teste três vezes e usem o valor do meio como a distância final medida. Diga-lhes para colocar um tijolo próximo à régua para marcar a distância percorrida em cada corrida.
  • Se os alunos ainda não construíram o modelo de lançamento e se o tempo permitir, peça-lhes que o façam agora.

Explicar

  • Reúna seus alunos e promova uma discussão em grupo sobre o que eles observaram.
  • Faça perguntas como:
    • Que força fez o  trenó deslizar pela pista de gelo? (Gravidade)
    • Que outras variáveis ​​podem ajudar um trenó a ir mais rápido e mais longe na pista de gelo? (Um bom empurrão no início ajudará, e um trenó mais pesado tem a vantagem. Um fundo liso para o trenó e uma pista de gelo lisa reduzem o atrito.)
  • Diga aos alunos para segurar as minifiguras em uma mão e os dois tijolos pretos conectados na outra.
    • Pergunte qual é mais pesado (ou seja, tem mais massa) e qual desliza mais longe.
    • Peça aos alunos que usem um tijolo para marcar suas previsões e, em seguida, teste para ver se eles estavam certos.
  • Peça-lhes que usem uma régua para medir a distância percorrida e preencham seus gráficos.
  • Diga a eles para pegar o tijolo pesado e compará-lo com os tijolos pretos que acabaram de testar.
  • Peça aos alunos que usem outro tijolo para marcar suas previsões e testem novamente para ver se eles estavam certos.
  • Pergunte:
    • Como isso se difere? (Peso / massa)
    • Como isso se iguala? (Volume, cor)
    • Irá mais longe? (Deve. No entanto, se a superfície não for lisa, criará mais atrito e percorrerá uma distância menor.)
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Elaborar

  • Reúna os alunos para revisar e discutir seus experimentos.
  • Faça perguntas como:
    • Você reconheceu algum padrão no movimento do trenó ao mudar sua massa? (A massa mais pesada deslizou para mais longe.)
    • Você pode prever o que acontecerá a seguir?
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os tijolos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Incentive-os a explorar o movimento do modelo à medida que o constroem. Faça perguntas como:
    • Você consegue encontrar a manivela?
    • O que ele faz quando você a vira?
    • Quantas voltas são necessárias para inclinar o topo da pista de gelo?
  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgiram ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever o padrão do movimento de um objeto e como esse padrão pode ser usado para prever o movimento futuro.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o tijolo que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso reconhecer um padrão no movimento do trenó.
    • Azul: sei que posso reconhecer um padrão no movimento do trenó.
    • Roxo: posso reconhecer um padrão no movimento do trenó, uso esse padrão para prever o movimento futuro e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você …
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você …
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Dicas

Dicas para modelos

  • Para testar seus modelos, os alunos precisarão de uma superfície plana e lisa com pelo menos um metro de comprimento. Idealmente, todos devem testar na mesma superfície porque os resultados variam em madeira, azulejo, papel, carpete, etc. devido às diferenças no coeficiente de fricção.
  • Os alunos devem usar um pedaço de fita adesiva para marcar um ponto ou identificar uma marca na mesa ou no chão que eles possam usar para alinhar a pista de gelo e garantir que ela permaneça na mesma posição sempre que fizerem o teste.

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que seus alunos trabalhem apenas com o trenó e os tijolos pesados (ou seja, não ultrapasse a etapa 23 na página 51)

Aumente a dificuldade:

  • Peça a seus alunos para construir livremente algo que fará o trenó ir mais longe (por exemplo, um trenó mais pesado, algo para reduzir o atrito [por exemplo, rodas], uma pista de gelo mais alta, algo para dar um empurrão no topo)
  • Desafie os alunos a projetar e construir algo para lançar seus trenós com um empurrão no topo da pista de gelo
    • Em competições de trenós, os vencedores otimizam sua massa e começam com o impulso mais forte e rápido no topo da pista. Depois de aprender sobre massa, seus alunos podem tentar fazer algo que dê um forte empurrão para fazer seus trenós viajarem ainda mais longe.

Extensões

(Observação: isso exigirá mais tempo.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos alunos que avaliem as diferentes configurações do trenó. Peça-lhes que criem um gráfico no qual o eixo vertical é o peso dos diferentes trenós e o eixo horizontal é a distância percorrida pelos trenós. Peça-lhes para repetir cada teste 5 vezes e, em seguida, plotar os resultados em seus gráficos usando um ponto. Facilite uma discussão sobre quanta variação eles observaram e a relação entre o peso e a distância percorrida.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.