Provavelmente isso já aconteceu com você, clicar no navegador de internet Google Chrome, e de repente há uma falha na rede e você fica sem conexão com a internet.
Bom, você pode tentar resolver o problema ou pode simplesmente apertar a barra de espaço e começar a jogar o jogo do Dinossauro, disponível pelo navegador quando estamos offline.
Mas qual a origem deste game?
A Google decidiu comentar sobre isso no aniversário de 10 anos do Google Chrome, o nome original deste jogo é Running T-Rex, que é basicamente um Tiranossauro Rex correndo. Escolheram um dinossauro para remeter a época pré-histórica em que não existia internet, e ainda um cenário de deserto e cactos para representar a escassez da própria internet já que o usuário não estaria conectado mesmo.
O jogo também conservou a essência dos games antigos, que eram com poucos comandos mas muito desafiadores, como correr, agachar e pular, com o objetivo final de atingir o máximo de pontos possíveis.
Uma curiosidade: a equipe de criação desse game disse que o jogo pode durar cerca de 17 milhões de anos, ou seja, o mesmo tempo que o dinossauro passou no nosso planeta.
Vamos programar?
Criar um jogo que dure 17 milhões de anos é difícil? E se eu te falar que não, você acredita? Na verdade é um modo de dizer que esse jogo não tem fim. Agora que você já sabe tudo que deve ser programado no Running T-Rex, vamos criar um jogo inspirado nele! O nome do jogo que vai ser criado vai ser Dinossauro Atleta, mas você pode dar o nome que quiser.
Na criação desse game serão vistos os conceitos de:
- O que é um mapa em Tiles (Tilemap)
- Mudar cor de fundo do cenário
- Usar uma sprite como obstáculo
- Gravidade para o personagem
- Bloco if (se)
- Como fazer a câmera acompanhar o personagem
- Como mudar a imagem de uma sprite
- Bloco forever (sempre)
- Posicionar personagem em um lugar específico
- Pontuação do jogo
Veja o vídeo abaixo que mostra a criação do jogo:
Transfira o programa para o Meowbit e depois jogue para testar. Se quiser compartilhar o game, peça para alguém jogar na plaquinha e dar um feedback (falar o que achou) do jogo.
Aqui está o código final feito, use-o para comparar ao seu, arrumando possíveis erros!