Conectar

O que é o batimento cardíaco?

Batimento Cardíaco ou Frequência Cardíaca é o número de batidas que o coração dá a cada minuto.  O ritmo dessas batidas varia de acordo com a nossa idade, condições físicas e psicológicas e principalmente a atividade que estamos exercendo no momento. Por exemplo, sentir o coração acelerado (também chamadas de palpitações) é normal em situações de esforço físico, estresse, ansiedade, nervosismo e até outras fortes emoções. A frequência cardíaca baixa pode estar presente em atletas de alto rendimento ou ainda ser provocada por uso de medicações. Normalmente, um adulto saudável não exercendo esforço físico possui de 60 a 80 batimentos cardíacos por minuto. Quando esses batimentos superam os 100 bpm (batimentos por minuto), eles são considerados elevados; mas se apresentam uma frequência inferior a 40 bpm, são considerados baixos.

Frequências Cardíacas por Idade:

Obs: As tabelas são dadas a partir dos 18~20 anos, pois é perto dessa idade que o coração se estabiliza em seus ritmos cardíacos e não temos uma média definida para crianças e adolescentes.

O que fazer quando sentir o coração acelerado?

Exercício: Técnica de Respiração

  1. Tire todo o ar pela boca, fazendo o som de um sopro.
  2. Feche a boca e inspire pelo nariz contando de zero à quatro.
  3. Segure o ar contando de 0 à 7.
  4. Solte todo o ar novamente, dessa vez contando de zero à oito.
  5. Depois é só repetir o ciclo mais três vezes e ver se os batimentos estão mais suaves!

Agora, inaugure seu caderno ROBOT! Education escrevendo (ou representando com desenhos) em 2 ou 3 linhas o que achou interessante sobre nossos batimentos cardíacos!

Construir

Materiais necessários para a atividade:

1 micro:bitAcesso ao MakeCode
1 Cabo micro USBFita Adesiva ou Fita Dupla Face
1 Suporte de Bateria 

Programar uma animação na plaquinha micro:bit é uma das coisas mais simples, porém fascinantes dessa tecnologia. A animação será na forma de um coração batendo, assim o micro:bit poderá ser colocado dentro da camiseta para simular as batidas do seu próprio coração! 💓

Conecte o seu micro:bit ao seu computador através do cabo micro usb, com pilhas carregadas, também conecte o suporte de bateria na plaquinha, em seguida é só programar.

Primeiramente, qual é a principal diferença de uma imagem e uma animação? A imagem como uma foto, fica parada, e a animação se mexe! Uma animação pode ser considerada um conjunto de várias imagens que passam numa tela, uma a uma com curtos intervalos de duração, ou seja, uma imagem aparece na tela, fica um tempinho e aparece a próxima imagem, assim por diante.

Então vamos criar nossa animação: criaremos duas imagens que vão se alternar na tela, uma de um coração pequeno e outra de um coração grande. Colocaremos um tempo para que as imagens fiquem na tela, e também adicionaremos uma função de repetição, assim o coração baterá para sempre! Ou até que a pilha acabe!

Obs: Para o passo-a-passo a seguir é essencial que você tenha lido e estudado o conteúdo de Programação do Micro:bit no início do curso.

Siga o passo-a-passo a seguir:

  1. Abra o MakeCode clicando aqui: makecode.microbit.org;
  2. Se preferir, pode mudar a linguagem do site para português, clicando no canto direito de cima no botão “Language”;
  3. Clique em “Novo Projeto”
  4. Dê um nome a ele e clique no botão verde;
  5. Clique no menu Básico;
  6. Arraste para dentro do seu projeto o bloco sempre;


  7. Dentro do sempre, coloque a função mostrar ícone, e selecione a imagem do coração maior;
  8. Em baixo, coloque o bloco pausa (ms)  ,que também está dentro do menu Básico, e selecione o número 500;
  9. Novamente arraste a função mostrar ícone, mas agora selecione a opção do coração menor;
  10. Repita o bloco pausa (ms) ”500”;

O programa final ficará assim:

Quando você conectar seu micro:bit no computador, ele criará uma pasta automaticamente, que deve ficar em “Meu Computador” com o nome “micro:bit”. No site do micro:bit, faça o download do código que você acabou de programar clicando no botão “Baixar“, transfira o arquivo .hex para dentro da pasta micro:bit do seu computador, você pode clicar e arrastar ou copiar e colar  e depois desconecte-o do computador. O professor TTT, mostra esse passo a passo no primeiro vídeo que postamos sobre micro:bit.

Agora basta colocar a placa no peito, lembre-se que trabalhar em equipe e pedir ajuda é sempre uma boa ideia.

Contemplar

Agora que o seu micro:bit está programado, com a fita adesiva ou a fita dupla face, coloque seu coração batendo no peito para que os outros vejam!

Pense sobre as seguintes perguntas:

  1. O coração funcionou?
  2. As batidas estão rápidas ou lentas?
  3. Como fazer para mudar a velocidade dos batimentos?
  4. O que pode ser feito para melhorar?

Continuar

Fazendo algumas alterações:

Ajustando um pouco aqui e ali o que foi discutido no passo anterior, faça o botão A acelerar a velocidade das batidas do coração e o botão B diminuir. A resposta desse desafio será útil nas aulas seguintes, agora pode ser um bom momento para quebrar a cabeça.

Animar outras imagens embutidas também é uma opção, como diamantes ou quadrados de diferentes tamanhos, assim como criar suas próprias animações! Desenhando na opção do MakeCode: mostrar leds.

Está na hora de por em prática a criatividade!