Envolver

  • Promova uma conversa rápida sobre as forças que ajudam os jogadores de futebol a passarem a bola de um jogador para o outro.
    Faça perguntas, como:
    • De quais habilidades os jogadores de futebol precisam para passar a bola pelo campo? (As duas habilidades mais importantes são passar e receber a bola.)
    • Que força é necessária para fazer a bola se mover? (Os jogadores de futebol usam força de empurrar com seus pés para gerar momento linear e chutar a bola. Eles também usam os pés para diminuir a velocidade e parar a bola quando a recebem.)
    • Diga aos alunos que eles vão construir um mecanismo que pode passar uma bola e depois trabalhar juntos em equipe para passar a bola de um lado para outro da sala.
  • Isso pode ser feito com a classe toda ou em grupos menores.
    Explique que eles não vão receber instruções de construção, mas devem usar as imagens nas páginas 2 e 3 em seus livros de instruções de construção como orientação. Diga a eles que cada grupo:
    • Pode copiar os modelos das imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção, acrescentar ou inventar seus próprios projetos.
    • Cada grupo deve ter o objetivo de fazer pelo menos dois modelos de passador e receptor da bola.
  • Distribua um conjunto a cada grupo.

Explorar

  • Peça que os alunos trabalhem em pares para construir um mecanismo que possa passar e receber a bola amarela.
  • Não há instruções de construção específicas para esta aula. No entanto, os alunos podem consultar as imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.
  • Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
  • Uma vez que os alunos tenham terminado de construir, peça-lhes para testarem seus modelos.

Acesse o manual de montagem

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas, como:
    • O que seu modelo precisou fazer para que a bola se movesse até o próximo jogador? (Precisou ter um mecanismo que pudesse fazer a bola se mover em linha reta.)
    • Qual dos modelos de inspiração ajudaram você a criar um mecanismo eficaz?
    • Como funcionou?
    • Como o mecanismo passou a bola?
    • Como ele reduziu a velocidade da bola?

Elaborar

  • Se o tempo permitir, peça a seus alunos que tentem combinar dois mecanismos para fazer um passador de bola mais complicado.
  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

Evoluir

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
  • Promova a autoavaliação
  • Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

Lista de Observações

  • Meça a proficiência de seus alunos pedindo para descreverem as forças em ação nos seus modelos.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de ajuda adicional
    2. Pode trabalhar de forma independente
    3. Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
    • Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever as forças que atuam no meu modelo.
    • Azul: Sei que consigo descrever as forças em ação no meu modelo.
    • Roxo: Consigo descrever e explicar as forças que atuam no meu modelo.

** Avaliação por Pares **

  • Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:
    • Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
    • Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas
A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e disponibiliza aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.