Explore o movimento de uma bola de basquete ao marcar um lançamento de três pontos. Você consegue marcar uma cesta perfeita todas as vezes?
Preparação
- Revise o material online do aluno. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
- Certifique-se de ter abordado as maneiras de reconhecer padrões de movimento em uma lição anterior.
- Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.
Envolver
- Faça uma rápida discussão sobre quais forças seus alunos viram em ação ao praticar esportes como basquete ou vôlei.
- Faça perguntas como:
- Quais forças fazem a bola se mover? (Empurrar e puxar)
- Qual força faz a bola voltar para baixo? (Gravidade)
- O que é uma “cesta de três pontos?” (Uma “cesta de três pontos” é pontuada a partir de qualquer cesta feita de fora da linha de três pontos.)
- Diga aos alunos que eles construirão um modelo de basquete, que usarão em experimentos para reconhecer o padrão no movimento de uma bola.
- Distribua um conjunto para cada grupo.
Explorar
- Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de lance livre. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
- Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
Experimento 1:
- Peça aos alunos que testem seus modelos para ver se conseguem marcar uma cesta com o modelo definido para a posição de pivô 1, distância de lançamento 2 e altura da cesta 1 nos blocos numerados em azul.
- Peça-lhes que registrem os resultados em planilhas.
- Agora faça com que eles tentem marcar novamente, aumentando a distância de arremesso para as posições 4, 6 e 8.
- Lembre-os de registrar os resultados de cada teste.
Explicar
- Reúna seus alunos para compartilhar o que aprenderam.
- Faça perguntas como:
- Quando a força foi equilibrada / desequilibrada? (Quando o braço de arremesso está parado, a força está equilibrada. Quando é solto, o bloco com peso cai e a força na bola se torna desequilibrada. A força permanecerá desequilibrada até que a bola e o braço de arremesso parem de se mover).
- O que faz o bloco com peso cair? (Gravidade)
- Por que você conseguiu marcar sempre que a altura da cesta foi ajustada para a posição 1?
- O que você acha que aconteceria se você aumentasse a altura da cesta?
Experimento 2:
- Agora peça a seus alunos para definir a altura da cesta para a posição 2 e tentar marcar a partir das posições de distância de arremesso 2, 4, 6 e 8.
- Diga-lhes para registrar os resultados de cada tentativa na segunda linha da tabela em suas planilhas do aluno.
- Incentive-os a prever a que distância eles serão capazes de marcar cada vez que mudarem a altura da cesta, marcando suas previsões na tabela com um “X”.
- Se eles completarem a coluna, ou não puderem mais pontuar uma cesta, faça-os elevar a altura da cesta para a posição 3, 4, etc., e continue registrando seus resultados na tabela até que não possam mais pontuar.
Elaborar
- Reúna seus alunos para revisar e discutir seus experimentos.
- Faça perguntas como:
- Que padrões você reconheceu no movimento da bola conforme a distância mudava para cada altura da cesta? (À medida que a distância e a altura aumentavam, ficava mais difícil marcar uma cesta.)
- Levante sua mesa e olhe ao redor da sala. Como sua mesa se compara ao resto da classe?
- Você é capaz de prever o que acontecerá a seguir?
- Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, separem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.
Você sabia que o Grupo LEGO agora fabrica alguns elementos LEGO de plástico vegetal? Elementos como árvores, folhas, asas de dragão e aros de basquete agora são feitos de cana-de-açúcar de origem sustentável. Em 2030, todos os elementos LEGO serão feitos de materiais de origem sustentável.
Evoluir
- Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.
Lista de observação
- Meça a proficiência de seus alunos em descrever o padrão no movimento de um objeto e como esse padrão pode ser usado para prever o movimento futuro.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
- Precisa de suporte adicional
- Consegue trabalhar de forma independente
- Consegue ensinar outros
Auto-avaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que eles acham que melhor representa seu desempenho:
- Verde: Acho que posso reconhecer um padrão no movimento da bola.
- Azul: Posso reconhecer um padrão no movimento da bola.
- Roxo: Posso reconhecer um padrão no movimento da bola, uso esse padrão para prever seu movimento futuro e também posso ajudar um amigo a entender.
Opinião dos pares
- Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
- Incentive-os a usar afirmações como:
- Eu gostava quando você….
- Eu gostaria de ouvir mais sobre como você….
Dicas
Dicas para modelos
- Mostre aos seus alunos como contar os pregos nas placas para ajudá-los a colocar os blocos corretamente. Saliente que eles devem prestar atenção onde os dois suportes amarelos para os braços de arremesso são colocados na placa branca.
- Explique que os eixos vermelhos indicam as variáveis que podem ser ajustadas no modelo (ou seja, altura da cesta, distância de lançamento e posição do pivô).
- Mencione que a distância entre a cesta e o braço de lançamento pode ser aumentada girando a manivela no centro do modelo.
- Destaque que o barbante na bola ajudará a mantê-la presa ao modelo.
Diferenciação
Simplifique esta lição:
- Faça com que os alunos tentem pontuar apenas nas posições 2, 4 e 6 à distância
Aumente a dificuldade:
- Peça a seus alunos para alterar o ponto de pivô para “2” e, em seguida, registrar suas observações em uma nova tabela
- Fazer com que os alunos definam a altura da cesta em “5” e desafiá-los a modificar seus modelos para marcar uma pontuação de três pontos de qualquer distância entre 1 e 8; isso envolverá uma construção livre
Extensões
(Observação: isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas e explorar unidades de medida convencionais, peça aos alunos que segurem uma régua em seus modelos enquanto alteram as variáveis.
A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.