Construa seu carro, encontre uma colina e pronto! Lembre-se de ficar seguro lá fora.

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Preparação

  • Revise o material online do aluno. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado as forças equilibradas e desequilibradas na lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material do aluno online.
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  • Faça uma discussão rápida sobre as forças que estão em ação em uma corrida de carros ou carros de rolimã descendo a montanha.
  • Faça perguntas como:
    • O que é uma corrida de carros de rolimã? (É uma corrida de carros em declive usando um carro sem motor.)
    • Você já assistiu uma competição na TV?
    • Que força faz o carro rolar morro abaixo? (Gravidade)
    • Qual força faz o carro desacelerar? (Atrito)
    • O que você acha que dá aos carros vencedores uma vantagem competitiva?
  • Diga aos alunos que eles vão construir uma rampa e um carro movido à gravidade e, em seguida, fazer experiências para reconhecer um padrão no movimento do carro.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de carro de rolimã. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.

Experimento 1:

  • Peça aos alunos que coloquem o chassi do carro sem rodas no topo da rampa, soltem e observem o que acontece (talvez eles precisem dar um pequeno empurrão).

Experimento 2:

  • Agora peça aos alunos para projetarem e construírem seu próprio modelo de carro simples.
  • Direcione-os para:
    • Incluir um dispositivo de segurança para manter a minifigura do motorista no assento escorregadio. Você não pode vencer a corrida se cair antes da linha de chegada!
    • Use um blocos para marcar onde eles prevêem que o carro parará depois de soltá-lo do topo da rampa, meça a distância prevista e registre-a nas planilhas do aluno.
    • Meça a distância real que ele percorreu e marque-a nas planilhas do aluno.
  • Incentive-os a experimentar diferentes tamanhos de rodas, blocos com peso e quaisquer outras variáveis ​​que eles possam pensar para descobrir o que fará seu carro chegar mais longe.
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Explicar

  • Reúna seus alunos para revisar e discutir o que aprenderam.
  • Faça perguntas como:
    • Como o carro desceu a rampa sem rodas? (Ele desceu a rampa a uma velocidade constante, que era controlada pelo atrito entre o carro e a rampa.)
    • Às vezes, o motorista cai do carro quando ele pára de repente. Por que o motorista continua se movendo mesmo quando o carro está parado? (Essa força é chamada de “inércia”. Ela pode ser explicada pela primeira lei do movimento de Newton, que afirma que um objeto em movimento permanecerá em movimento na mesma direção e velocidade até que outras forças atuem sobre ele.)
    • Que diferença fez quando você instalou rodas maiores em seu carro? (menos atrito de resistência ao rolamento, carro mais pesado / mais massa)

Elaborar

  • Permita que os alunos continuem construindo e experimentando por mais 5 minutos para descobrir qual carro vai mais longe e por quê.
  • Se o tempo permitir, peça que tentem adicionar o blocos com peso aos carros. Faça-os prever a distância percorrida pelo carro, registrando suas previsões e resultados nas planilhas dos alunos.
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivá-los a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na descrição dos efeitos de forças equilibradas e desequilibradas no movimento do carro movido à gravidade.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha o bloco que acham que melhor representa seu desempenho:

– Verde: acho que posso entender os efeitos das forças equilibradas e desequilibradas no movimento do carro.

– Azul: sei que posso entender os efeitos das forças equilibradas e desequilibradas no movimento do carro.

– Roxo: posso fornecer evidências dos efeitos de forças equilibradas e desequilibradas no movimento de um carro movido à gravidade.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você …
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você …
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Dicas

Dicas para modelos

  • Destaque que as instruções de construção começam com os alunos construindo a rampa com os blocos de cabeça para baixo (páginas 88 a 96).
  • Quando os alunos terminarem as instruções de construção, seus carros não terão rodas. Eles devem primeiro testar seus modelos sem rodas para observar os efeitos do atrito e possivelmente da inércia se a minifigura do motorista cair do carro.
  • Apertar as rodas com força em um eixo contra um chassi aumentará a fricção e reduzirá a velocidade do carro. Mexer as rodas para ficar um pouco mais soltas fará com que o carro role muito mais longe.

Demonstração modelo

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Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que seus alunos comecem fazendo seus carros viajarem o mais longe possível sem a Minifigura (incentive-os a manter suas ideias simples)

Aumente a dificuldade em:

  • Peça aos alunos que removam a pequena rampa na base da rampa maior para ver o que acontece
    • Se o tempo permitir, faça com que eles reconectem a rampa menor, elevando-a em um pequeno salto
    • Se necessário, eles podem colocar alguns blocos na parte inferior para apoiá-la
    • Incentive-os a redesenhar seus carros para passar com segurança durante o salto e ainda viajar o mais longe possível.

Extensões

(Observação: isso exigirá mais tempo.)

Para incorporar o desenvolvimento das habilidades artísticas da linguagem, peça a seus alunos que criem um relatório ou um pequeno vídeo descrevendo os efeitos das forças equilibradas e desequilibradas no movimento de seus carros movidos à gravidade.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.