Nessa aula, você vai aprender sobre alguns componentes eletrônicos que se relacionam com o uso do Arduino. Vamos a eles:

1) Protoboard

Também chamada de “Breadboard“, “placa de ensaio” ou “matriz de contato”. Ela é utilizada para conectar, de forma muito prática, outros componentes eletrônicos entre si e ao Arduino. Sem este componente nosso trabalho seria muito maior e haveriam muitos problemas de mau contato.

Mas como devemos conectar os componentes?

No positivo, você vai ligar,com os “Jumpers”, o pino “5V” do Arduino e no negativo, você vai ligar o “Terra” do Arduino. O meio da protoboard separa dois lados independentes da placa, serve também como uma bom lugar para conectar os componentes. A figura baixo mostra como cada pino da protoboard está ligado entre si pelas linhas coloridas. Note que o buraco 1a está ligado com: 1b, 1c, 1d e 1e, mas não está ligado com 1f.  Isso quer dizer que ao colocarmos fios nos buracos 1a, ou 1b, ou 1c, ou 1d e ou 1e seria o mesmo que enrolar os fios e unir todos juntos. O mesmo acontece com as linhas horizontais em verde.

Se você abrir sua protoboard, vai perceber que os pinos da alimentação estão conectados na horizontal. Enquanto os pinos da área de trabalho estão ligados na vertical, por dentro ela é exatamente como descrevemos: os buracos estão interligados porque na verdade são uma só lâmina de metal. Mas, agora que abrimos a nossa, você não precisa abrir a sua, isso pode danificar a protoboard.

2) Jumper

São os cabos utilizados para conectar os pinos do Arduino na Protoboard.

3) Resistor

É um componente utilizado para limitar o fluxo de eletricidade, ou seja, a corrente elétrica. Eles são utilizados para ajudar a proteger partes mais valiosas do seu circuito.

Cada resistor tem um valor de resistência. Quanto maior esse valor, maior é a capacidade desse resistor de limitar a corrente de um circuito. Para diferenciar um do outro, os resistores tem cores que indicam o valor de resistência. Então, para facilitar nossa vida, foi criada uma tabela de cores para resistores. Não se preocupe em decorar a tabela. Vamos ensinar a mexer nela mais tarde. Mesmo assim, sempre tenha ela mãos para conferir se os resistores que você está utilizando são os corretos. Em cada aula, vamos ensinar a conferir o resistor com a tabela de cores.