Envolver
- Promova uma conversa rápida sobre as forças que ajudam os jogadores de futebol a passarem a bola de um jogador para o outro.
Faça perguntas, como:- De quais habilidades os jogadores de futebol precisam para passar a bola pelo campo? (As duas habilidades mais importantes são passar e receber a bola.)
- Que força é necessária para fazer a bola se mover? (Os jogadores de futebol usam força de empurrar com seus pés para gerar momento linear e chutar a bola. Eles também usam os pés para diminuir a velocidade e parar a bola quando a recebem.)
- Diga aos alunos que eles vão construir um mecanismo que pode passar uma bola e depois trabalhar juntos em equipe para passar a bola de um lado para outro da sala.
- Isso pode ser feito com a classe toda ou em grupos menores.
Explique que eles não vão receber instruções de construção, mas devem usar as imagens nas páginas 2 e 3 em seus livros de instruções de construção como orientação. Diga a eles que cada grupo:- Pode copiar os modelos das imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção, acrescentar ou inventar seus próprios projetos.
- Cada grupo deve ter o objetivo de fazer pelo menos dois modelos de passador e receptor da bola.
- Distribua um conjunto a cada grupo.
Explorar
- Peça que os alunos trabalhem em pares para construir um mecanismo que possa passar e receber a bola amarela.
- Não há instruções de construção específicas para esta aula. No entanto, os alunos podem consultar as imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.
- Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
- Uma vez que os alunos tenham terminado de construir, peça-lhes para testarem seus modelos.
Acesse o manual de montagem
Explicar
- Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
- Faça perguntas, como:
- O que seu modelo precisou fazer para que a bola se movesse até o próximo jogador? (Precisou ter um mecanismo que pudesse fazer a bola se mover em linha reta.)
- Qual dos modelos de inspiração ajudaram você a criar um mecanismo eficaz?
- Como funcionou?
- Como o mecanismo passou a bola?
- Como ele reduziu a velocidade da bola?
Elaborar
- Se o tempo permitir, peça a seus alunos que tentem combinar dois mecanismos para fazer um passador de bola mais complicado.
- Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.
Evoluir
- Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
- Promova a autoavaliação
- Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.
Lista de Observações
- Meça a proficiência de seus alunos pedindo para descreverem as forças em ação nos seus modelos.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
- Precisa de ajuda adicional
- Pode trabalhar de forma independente
- Pode ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
- Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever as forças que atuam no meu modelo.
- Azul: Sei que consigo descrever as forças em ação no meu modelo.
- Roxo: Consigo descrever e explicar as forças que atuam no meu modelo.
** Avaliação por Pares **
- Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:
- Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
- Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas