A água do copo acima está num processo de solidificação. Perceba que o copo com a água da animação acima começa no estado liquido, ou seja, seus átomos estão mais afastados uns dos outros. Os átomos, partículas invisíveis que compõe todos os materiais, têm um grau de vibração e temperatura maior do que no estado sólido.

Quando a água cede calor para o ambiente, ocorre uma redução da vibração dos átomos e a distância entre eles torna-se menor. Esta redução provoca um aumento das forças internas. No momento em que água perder calor e a sua temperatura atingir o ponto de solidificação, ela virará gelo. O estado sólido de uma substância apresenta maior organização entre seus átomos e tem uma vibração drasticamente reduzida.

Como a água não solidifica em condições normais, ela só congela se colocarmos no congelador. Perceba que usamos o condicional SE. As expressões condicionais são muito utilizadas no dia a dia. Por exemplo, se colocarmos um copo com água no freezer, então a água congela. Se não, a água não vai congelar. Nessa aula vamos aprender a escrever essas expressões condicionais no EV3.

Em programação, o condicional é usado dentro do contexto da  Lógica Matemática. Essa lógica é um sistema que nos possibilita dividir frases afirmativas em duas categorias: verdadeiro ou falso.
Por exemplo, a afirmação “O céu é verde” é Falsa, enquanto a afirmação “Dois mais Dois é igual a quatro” é Verdadeira. O conectivo desse sistema lógico é o condicional. Em poucas palavras, o bloco condicional faz com que uma ação do robô só seja executada quando uma condição é cumprida. Assim, podemos colocar comandos caso uma condição seja verdadeira e outro comando caso essa mesma condição seja falsa.

No computador No tablet

No EV3, os blocos colocados dentro do são  executados quando a condição for verdadeira. No exemplo acima, a condição é o sensor de toque estar pressionado. Então, no momento em que o sensor for pressionado, a carinha feliz aparecerá na monitor do EV3. Analogamente, os blocos colocados dentro do serão executados enquanto a condição inicial for falsa. No nosso caso, como a condição é o estado do sensor, enquanto o sensor não for pressionado, a carinha triste será mostrada na tela. Lembre-se que é possível escolher qualquer um dos sensores disponíveis no Ev3 para usar como condição inicial e que a presença do bloco Ciclo garante que a condição vai ser checada infinitamente.

Usando o bloco Comutação, faça com que seu robô mostre uma carinha feliz enquanto o estiver se movimentando. Quando ele encostar em um obstáculo, o veículo deve mostrar uma carinha de assustado e dar meia volta na mesma direção de onde veio.

Monte o Manual do Veículo:

Clique aqui para abrir o manual

Quando você conseguir completar esse desafio, fique a vontade para compartilhar e marcar @robot.education.

 

Sugestão de Programação:

  • Comece colocando o bloco Ciclo no modo infinito  e os blocos para movimentar o robô para frente.
  • Logo depois, adicione o bloco Comutação com a condição de sensor de toque pressionado selecionada.
  • Dentro da opção verdadeiro (), coloque o bloco monitor com a opção Crazy1 e os blocos para dar uma pequena ré e a meia volta.
  • Dentro da opção Falso (), coloque a carinha feliz.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação

Modifique:

Escreva no seu caderno, com suas palavras, como o bloco Comutação funciona.  Em seguida, escreva o que está acontecendo na programação acima.

Com o mesmo código do desafio anterior, adicione os blocos de som. Coloque o som de aplausos enquanto o robô estiver andando e o som de dor quando ele bater.

 

Sugestão de Programação:

  • Adicione, na opção verdadeiro (), o bloco de som o arquivo Ouch.
  • Em seguida, coloque na opção Falso(), o bloco de som com o arquivo Cheering.
No computador:
No tablet:
No EV3 Classroom:

Clique na imagem para fazer o download da programação