Construa um veleiro e explore uma força de impulso invisível.

Qual projeto de vela vai captar mais vento e fazer seu veleiro ir mais longe?

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Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Configure uma área de teste de carro a vela:
    • Você precisará de uma superfície lisa com cerca de 3 metros de comprimento e 1 metro de largura.
    • Use fita adesiva para marcar a linha de partida.
    • Se você não tiver ventiladores elétricos, peça aos alunos que abanem as tampas das caixas de armazenamento ou soprem nas velas para criar “vento”.
  • Certifique-se de ter abordado o conceito de empurrar em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
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  • Facilite uma discussão sobre como o vento é uma força que empurra e puxa e como as velas são moldadas para capturar essa força com mais eficácia.
  • Faça perguntas como:
    • Como se move um carro a vela? (O vento o empurra.)
    • Você pode ver o vento? (Não, mas você pode ver os efeitos do vento.)
  • Se os alunos precisarem de um pouco de orientação, ajude-os perguntando:
    • Quantas formas de vela diferentes você viu no vídeo?
    • Qual formato e tamanho de vela você acha que funcionará melhor?
  • Diga aos alunos que eles construirão um veleiro e suas próprias velas.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

 

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo do Carro a Vela. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Quando os alunos terminarem de construir, peça-lhes que desenhem e façam pelo menos 2 velas de papel diferentes para testar.
  • Parte 1: Peça aos alunos para preverem quão longe seu veleiro irá com cada tipo de vela. Diga-lhes para colocar um bloco ou uma Minifigura ao lado da área de teste para marcar onde eles acham que seu carro a vela irá parar durante cada tentativa. Faça-os usar uma régua para medir. Certifique-se de que registrem seus resultados reais após cada tentativa.
  • Parte 2: Depois que os alunos testarem todas as velas, peça-lhes:
    • Projete mais uma vela cada (ou seja, 2 por grupo)
    • Teste seus carros a vela novamente
    • Decida qual é a melhor forma de vela e por quê
  • Se o tempo permitir, faça com que toda a classe corra com seus designs de vela favoritos em uma “regata de carros a vela”.

Explicar

  • Reúna os alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • Qual forma de vela empurrou seu veleiro mais longe? Por quê?
  • Explique que a forma e o tamanho da vela ajudam a capturar o vento para empurrar o veleiro para frente e que a direção do vento pode afetar seu movimento. As velas maiores têm mais área para o vento empurrar, então as velas grandes moverão o carro mais rápido, fazendo-o ir mais longe do que as velas menores.

Elaborar

  • Faça perguntas aos alunos para ajudá-los a comparar os pontos fortes e fracos de seus designs de vela e carro. Aqui estão algumas sugestões:
    • Qual vela empurrou seu veleiro mais longe?
    • Por que você acha que foi seu melhor design? Foi a forma? O tamanho? Algo mais sobre o design?
    • O que você mudaria para torná-lo ainda melhor?
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivar os alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever como diferentes designs de velas capturam o vento e como isso afeta como as velas impulsionam seus carros.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o blocos que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Azul: sei que posso descrever o que significa “empurrar” e “puxar”.
    • Roxo: posso descrever e explicar o que significa “empurrar” e “puxar”, e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
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Dicas

Dicas para modelos

  • Os alunos podem usar uma tesoura para recortar os desenhos das velas ou simplesmente rasgar o papel. Incentive-os a também experimentar dobrar o papel para torná-lo mais rígido.
  • Os elementos clipes de papel LEGO ® prendem as velas no lugar, segurando a parte superior e inferior da vela. Se o papel for muito fino, ele pode escapar dos clipes. Se isso acontecer, dobre o papel para dobrar ou triplicar a espessura e ele ficará preso.
  • As velas devem ter pelo menos 6 polegadas (15 cm) de altura para caber na construção padrão do veleiro. Os alunos também podem aumentar ou diminuir os mastros, o que os obrigará a ajustar a altura das velas.
  • Os alunos podem usar um ventilador elétrico para empurrar as velas, usar a tampa da caixa de armazenamento como um leque manual ou soprar as velas.
  • Eles podem colocar uma Minifigura com uma bandeira quadriculada para marcar a distância que o carro percorreu após cada tentativa. Se a distância anterior for vencida, eles devem mover a Minifigura para o novo ponto de parada; caso contrário, deixe onde está.

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Peça aos alunos que testem 2 designs de vela (limite as opções de forma a um retângulo e um triângulo)

Aumente a dificuldade:

  • Incentive seus alunos a usar diferentes materiais para suas velas (por exemplo, apenas blocos LEGO ® , papelão) e, em seguida, avalie como isso afetou seu desempenho

Extensões

(Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos alunos que usem peças de LEGO em combinações de 2s, 5s ou 10s para estimar, medir e comparar a distância percorrida por seus carros a vela.


A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.