Construa um jogador de hóquei e um goleiro! Explore como diferentes forças de empurrar e puxar ajudam a fazer e bloquear pênaltis.

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Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, empurrar e puxar) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
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  • Faça uma discussão sobre as forças de empurrar e puxar que estão em jogo em um jogo de hóquei.
  • Apresente os termos disco, jogador, goleiro, chutes de execução e bloqueio e força.
  • Apresente os conceitos de forças de empurrar / puxar lentas, médias e rápidas.
  • Faça perguntas como:
    • O que é hóquei?
    • Como o disco se move? (ou seja, como os jogadores movem o disco?)
    • Como os jogadores fazem o disco se mover em velocidades diferentes (ou seja, rápido e lento)?
    • Diga aos alunos que eles construirão um jogador de hóquei e um gol com um goleiro.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de prática de hóquei. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.
  • Quando os alunos terminarem de construir, conduza-os durante os testes:
    • Faça com que as equipes coloquem seus modelos a cerca de 30 centímetros de distância em uma superfície lisa (ou seja, piso sem carpete ou mesa).
    • Diga aos alunos para se revezarem como jogador e goleiro a cada 3 arremessos.
    • Pratique dar e bloquear lances com uma força de tração lenta, média e rápida.
    • Cada objetivo é 1 ponto para o jogador, peça aos alunos que anotem a pontuação nas planilhas do aluno.
    • Os alunos devem testar cada tipo de força 3 vezes para um total de 9 tiros de prática.

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • O que acontece quando você empurra a alavanca? Por quê?
    • Como o jogador de hóquei se move quando você puxa a alavanca? Por quê?
    • O que você notou sobre como o disco se move com os diferentes tipos de forças?
    • Você notou algo sobre o número de gols marcados ou perdidos quando você usou os diferentes tipos de forças? (Explique que um empurrão maior acelera ou desacelera as coisas mais rapidamente. Um empurrão leve ou médio pode ser tudo o que você precisa para fazer ou bloquear um gol.)

Elaborar

  • Peça a seus alunos que pensem em maneiras de melhorar o jogo e algumas modificações que eles poderiam fazer em seus modelos que poderiam melhorar seu desempenho. Faça uma sessão de compartilhamento de ideias em grupo.
  • Dê 5 minutos para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os tijolos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Enquanto eles constroem, incentive os alunos a explorar o movimento do modelo e a explicar quais partes estão empurrando e puxando.
  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensar em voz alta” e explicar seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever como diferentes forças afetam o projeto e como um grande empurrão ou puxão torna as coisas mais rápidas ou mais lentas.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades, por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o blocos que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso descrever o que “empurrar” significa.
    • Azul: sei que posso descrever o que significa “empurrar”.
    • Roxo: posso descrever o que “empurrar” significa e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em seus pequenos grupos, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho em grupo.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre quando você….
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Dicas

Dicas para modelos

  • Este é um modelo desafiador e algumas equipes levam até 20 minutos para construí-los. Ao final de 20 minutos, eles deveriam ter finalizado pelo menos o jogador. É melhor parar os alunos na marca de 20 minutos e pedir-lhes que pratiquem como mover o disco. Se alguns grupos não terminaram de construir o goleiro, eles podem simplesmente colocar 2 blocos na mesa e atirar entre eles.
  • A engrenagem do modelo do jogador não está conectada. Ele foi projetado para deslizar sobre os blocos numéricos azuis lisos e permanecer “travado” no lugar pelo bloco verde e os blocos amarelos 2×4. É mantido pressionado pela engrenagem.
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Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Fazer com que os alunos parem de construir depois de terminarem o empurrador do disco de hóquei; eles podem usar suas mãos ou outros marcadores como o gol.

Aumente a dificuldade:

  • Faça com que os alunos registrem 1 ponto para cada gol de força lenta, média ou rápida marcado
  • Desafie seus alunos a encontrar uma maneira de trocar a engrenagem azul pela verde no modelo do jogador e, em seguida, testar diferentes forças comparando as 2
  • Peça a cada equipe para projetar sua própria pista de hóquei

Extensões

Extensão de matemática (Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos alunos que joguem um jogo de hóquei e parem quando atingirem uma pontuação de +20 ou -20. As regras são:

  • Jogador: Cada gol marcado é +1, cada gol perdido é -1
  • Goleiro: Cada gol bloqueado é +1, cada gol marcado é -1
  • Eles devem registrar a pontuação em suas planilhas do aluno; ou use blocos para marcar os pontos, dando ou retirando 1 blocos para cada ponto marcado ou perdido.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.