Explore o movimento de uma bola de basquete ao marcar um lançamento de três pontos. Você consegue marcar uma cesta perfeita todas as vezes?

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Preparação

  • Revise o material online do aluno. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de ter abordado as maneiras de reconhecer padrões de movimento em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

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  • Faça uma rápida discussão sobre quais forças seus alunos viram em ação ao praticar esportes como basquete ou vôlei.
  • Faça perguntas como:
    • Quais forças fazem a bola se mover? (Empurrar e puxar)
    • Qual força faz a bola voltar para baixo? (Gravidade)
    • O que é uma “cesta de três pontos?” (Uma “cesta de três pontos” é pontuada a partir de qualquer cesta feita de fora da linha de três pontos.)
  • Diga aos alunos que eles construirão um modelo de basquete, que usarão em experimentos para reconhecer o padrão no movimento de uma bola.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de lance livre. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.

Experimento 1:

  • Peça aos alunos que testem seus modelos para ver se conseguem marcar uma cesta com o modelo definido para a posição de pivô 1, distância de lançamento 2 e altura da cesta 1 nos blocos numerados em azul.
  • Peça-lhes que registrem os resultados em planilhas.
    • Agora faça com que eles tentem marcar novamente, aumentando a distância de arremesso para as posições 4, 6 e 8.
    • Lembre-os de registrar os resultados de cada teste.

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que aprenderam.
  • Faça perguntas como:
    • Quando a força foi equilibrada / desequilibrada? (Quando o braço de arremesso está parado, a força está equilibrada. Quando é solto, o bloco com peso cai e a força na bola se torna desequilibrada. A força permanecerá desequilibrada até que a bola e o braço de arremesso parem de se mover).
    • O que faz o bloco com peso cair? (Gravidade)
    • Por que você conseguiu marcar sempre que a altura da cesta foi ajustada para a posição 1?
    • O que você acha que aconteceria se você aumentasse a altura da cesta?

Experimento 2:

  • Agora peça a seus alunos para definir a altura da cesta para a posição 2 e tentar marcar a partir das posições de distância de arremesso 2, 4, 6 e 8.
    • Diga-lhes para registrar os resultados de cada tentativa na segunda linha da tabela em suas planilhas do aluno.
    • Incentive-os a prever a que distância eles serão capazes de marcar cada vez que mudarem a altura da cesta, marcando suas previsões na tabela com um “X”.
    • Se eles completarem a coluna, ou não puderem mais pontuar uma cesta, faça-os elevar a altura da cesta para a posição 3, 4, etc., e continue registrando seus resultados na tabela até que não possam mais pontuar.

Elaborar

  • Reúna seus alunos para revisar e discutir seus experimentos.
  • Faça perguntas como:
    • Que padrões você reconheceu no movimento da bola conforme a distância mudava para cada altura da cesta? (À medida que a distância e a altura aumentavam, ficava mais difícil marcar uma cesta.)
    • Levante sua mesa e olhe ao redor da sala. Como sua mesa se compara ao resto da classe?
    • Você é capaz de prever o que acontecerá a seguir?
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, separem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas estações de trabalho.
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Você sabia que o Grupo LEGO agora fabrica alguns elementos LEGO de plástico vegetal? Elementos como árvores, folhas, asas de dragão e aros de basquete agora são feitos de cana-de-açúcar de origem sustentável. Em 2030, todos os elementos LEGO serão feitos de materiais de origem sustentável.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever o padrão no movimento de um objeto e como esse padrão pode ser usado para prever o movimento futuro.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso reconhecer um padrão no movimento da bola.
    • Azul: Posso reconhecer um padrão no movimento da bola.
    • Roxo: Posso reconhecer um padrão no movimento da bola, uso esse padrão para prever seu movimento futuro e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você….
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Dicas

Dicas para modelos

  • Mostre aos seus alunos como contar os pregos nas placas para ajudá-los a colocar os blocos corretamente. Saliente que eles devem prestar atenção onde os dois suportes amarelos para os braços de arremesso são colocados na placa branca.
  • Explique que os eixos vermelhos indicam as variáveis ​​que podem ser ajustadas no modelo (ou seja, altura da cesta, distância de lançamento e posição do pivô).
  • Mencione que a distância entre a cesta e o braço de lançamento pode ser aumentada girando a manivela no centro do modelo.
  • Destaque que o barbante na bola ajudará a mantê-la presa ao modelo.
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Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que os alunos tentem pontuar apenas nas posições 2, 4 e 6 à distância

Aumente a dificuldade:

  • Peça a seus alunos para alterar o ponto de pivô para “2” e, em seguida, registrar suas observações em uma nova tabela
  • Fazer com que os alunos definam a altura da cesta em “5” e desafiá-los a modificar seus modelos para marcar uma pontuação de três pontos de qualquer distância entre 1 e 8; isso envolverá uma construção livre

Extensões

(Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas e explorar unidades de medida convencionais, peça aos alunos que segurem uma régua em seus modelos enquanto alteram as variáveis.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.