Preparação

  • Revise o material online do aluno. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Certifique-se de abordar as maneiras de reconhecer padrões de movimento em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Envolver

  • Apresente aos alunos um vídeo de carros de corrida.
  • Faça uma rápida discussão sobre quais forças os alunos viram em ação enquanto assistiam à corrida de carros no vídeo.
  • Faça perguntas como:
    • Que força faz um carro de corrida se mover? (A força de reação ou impulso atua nas rodas do carro para fazê-las se mover. Isso vem do motor ou de outra força que está empurrando o carro para frente.)
    • Qual força faz o carro de corrida parar? (A força de atrito retira energia do carro para desacelerar enquanto ele anda. Isso é chamado de “resistência ao rolamento”.)
    • O que pode fazer o carro andar mais rápido ou mais devagar? (Reduzir a massa e o atrito da superfície ajudará a fazer o carro andar mais rápido. Aumentar a massa e o atrito da superfície reduzirá sua velocidade.)
  • Diga aos alunos que eles construirão um modelo de carro de corrida e um modelo de lançamento para este e, em seguida, farão experiências para reconhecer um padrão no movimento do carro.
  • Distribua um conjunto para cada grupo.

Explorar

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo do Carro de Corrida. Diga a eles para se revezarem, um parceiro procurando os blocos, enquanto o outro constrói, trocando de papel após cada etapa ter sido realizada.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas.

Experimento 1:

  • Peça aos alunos que testem seus carros com rodas amarelas de tamanho médio para ver a distância percorrida. Diga a eles para puxar alavanca de lançamento para a posição 5 e soltar.
    • Peça-lhes que registrem o resultado.

Experimento 2:

  • Agora peça aos alunos para que testem seus carros com pequenas rodas cinzas e grandes rodas brancas.
    • Lembre-os de registrar os resultados de cada teste.
    • Enquanto eles testam e registram suas observações, incentive-os a prever o quão longe eles acham que cada carro irá, colocando um bloco ao lado da pista para marcar a hipótese.

Explicar

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que aprenderam.
  • Faça perguntas como:
    • O que você observou quando experimentou as diferentes rodas? (As rodas menores percorreram menos distância do que as rodas maiores. Isso ocorre porque as rodas menores giram no eixo mais rápido do que as rodas maiores, o que cria mais atrito).
    • Como você pode fazer seu carro ir o mais longe possível? (As respostas devem incluir puxar a mola para trás, reduzir o peso, usar rodas maiores e lançar o carro em uma superfície lisa.)

Elaborar

  • Reúna seus alunos para revisar e discutir seus experimentos.
  • Faça perguntas como:
    • Que padrões você reconheceu no movimento do carro quando mudou o tamanho das rodas?
    • Você foi capaz de prever o que aconteceria a seguir?
  • Depois de testar cada um dos tamanhos de roda, peça que personalizem seus carros usando os blocos restantes do conjunto.
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, separem os blocos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgiram ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Meça a proficiência de seus alunos em descrever o padrão no movimento de um objeto e como esse padrão pode ser usado para prever o movimento futuro.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: acho que posso reconhecer um padrão no movimento do carro.
    • Azul: sei que posso reconhecer um padrão no movimento do carro.
    • Roxo: posso reconhecer um padrão no movimento do carro, uso esse padrão para prever o movimento futuro e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostei quando você….
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você….

Dicas

Dicas para modelos

  • Mostre aos seus alunos como contar os pregos das placas para ajudá-los a colocar os blocos corretamente. Ressalte que eles devem prestar atenção à posição da peça numerada e do marcador no modelo de lançamento.
  • Para lançar o carro, os alunos devem puxar a alavanca de lançamento de volta para a posição 5, colocar o carro contra a placa de lançamento plana e, em seguida, soltá-lo.
  • Diga aos alunos para tomarem cuidado para não apertar muito as rodas, pois o atrito extra tornará o carro mais lento.

Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Faça com que seus alunos experimentem apenas as rodas amarelas de tamanho médio e as rodas brancas grandes

Aumente a dificuldade:

  • Peça aos alunos que adicionem um bloco com peso para ver se ele muda o comportamento de seus carros
  • Faça com que os alunos tentem puxar apenas até a metade do lançador (posição 3) ao lançar seus carros
  • Eles podem prever onde o carro irá parar com base em suas observações nos experimentos 1 e 2?

Extensões

(Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, faça com que seus alunos utilizem unidades padrão para estimar e, em seguida, medir as massas dos objetos do conjunto (por exemplo, bloco: 53 g, rodas grandes: 16 g, rodas médias: 6 g).

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e disponibiliza aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.