Você sabe que jogo é esse?
Esse uma das versões do famoso jogo Space Invaders,. Sua história começou quando Tomohiro Nishikado o criou junto à Taito Corporation, em 1978 no Japão. Dois anos depois o jogo foi licenciado pela Midway Games para os Estados Unidos, saiu da plataforma do Fliper e foi para o Atari, um vídeo-game mais conhecido na época! Logo seu sucesso se espalhou pelo mundo, pelo menos para quem tinha vídeo-game naquela época.
O motivo do sucesso desse jogo é porquê ele foi um dos primeiros jogos de tiro em 2D (duas dimensões = eixos x e y = comprimento e altura) que envolvia destruir ondas (grupos) de espaçonaves alienígenas tentando ganhar o maior número de pontos.
Antes os alienígenas desciam do topo da tela lentamente até chegar na sua nave, algumas versões mais tarde foram adicionados tiros dos alienígenas e torres de defesa para proteger sua nave.
É claro que os gráficos dele não se comparam aos jogos de hoje, mas na época fez muito sucesso. Imagine o mundo quase sem celulares e computadores, e surge um jogo de tiro contra alienígenas, os jovens ficavam doidos!
Os materiais necessários para todas as aulas desse curso serão: 1 Meowbit (ou console compatível) e acesso ao MakeCode Arcade.
Agora que você já sabe o básico sobre o Space Invaders, vamos criar um jogo inspirado nele! O nome do jogo a ser criado vai ser Invasão Alien, mas você pode dar o nome que quiser para ele.
Nessa aula serão explorados os primeiros passos para programação em blocos através da plataforma MakeCode Arcade. Serão vistos os conceitos de:
- O que é uma Sprite
- Movimento de personagem
- Efeitos em Cenário e em Sprite
- Ação ao pressionar botão
- O que é um projétil
- Números Aleatórios
- Colisão (Overlaps)
Veja o vídeo abaixo que mostra a criação do jogo:
Transfira o programa para o Meowbit e depois jogue o seu próprio jogo criado! Se quiser compartilhar o seu primeiro game, peça para alguém jogar na plaquinha e dar um feedback (falar o que achou) do jogo.
Aqui está o a programação completa do jogo Invasão Alien, use-a para comparar com a sua programação!
Funcionou? Você pode registrar o que achou do game e também desenhar novos personagens para o seu primeiro jogo!
Temos uma missão para você:
- Crie mais personagens inimigos e tente descobrir como fazer esses personagens se mexerem levemente para os lados e atirarem para baixo. Além disso, crie outros personagens como as torres de defesa, elas irão proteger sua base e sua nave!
Se tiver dúvidas ou quiser ajuda, pode clicar no botão de perguntas no canto superior esquerdo.
E se não conseguir não tem problema, sabemos que a programação de jogos não é fácil!