Top Gear é um dos jogos de corrida mais famosos da história, desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco. Se seus pais ou avós são gamers raiz, pergunte se eles reconhecem esse jogo, mostre a eles esse vídeo de gameplay:
O objetivo do game é simples: se tornar o piloto mais rápido do mundo ganhando corridas. No começo você escolhia seu nome e as configurações do controle, escolhendo entre o câmbio manual ou automático e, por fim, os carros. Eram quatro carros no jogo, diferentes entre si em aceleração, velocidade, dirigibilidade e consumo do combustível e os pilotos (jogadores) tinham sempre o seu preferido. O toque especial vinha nos tanques de ”nitro”, onde o jogador podia aumentar sua velocidade por um curto período de tempo (como um empurrãozinho no carro).
A tela mudava em conjunto ao movimento do carro, isso dava uma dinâmica muito boa ao jogo. Apesar dos controles simples que o jogador usava, a dificuldade das corridas aumentava cada vez mais de acordo com o progresso do jogo, acentuando curvas e adicionando obstáculos.
Curiosidade: o jogo utilizava um sistema de senhas para o progresso da campanha, cada senha permitia um acesso a outro nível, países e pistas.
Primeira volta completa… Iniciando a segunda!
Nos inspirando em Top Gear, vamos programar um jogo de corrida. Será assim: controles básicos de movimento, um adversário para você competir contra e uma linha de chegada. As curvas e obstáculos serão o diferencial para determinar o vencedor! E lembrando que não pode sair da pista!
O nome desse jogo vai ser Corrida Robot! e serão vistos os seguintes conceitos:
- Criar um oponente/inimigo
- Mover um sprite com velocidade pré-definida
- Blocos if (se) para programar oponente
- Variar velocidade com uma condição
- Tela de vitória
Siga o vídeo de instrução para criar o código do jogo:
Aposte sua corrida! Depois que jogar, veja se precisam de alguns ajustes no programa, como mudar a velocidade do seu carro ou a do oponente, ou ate mesmo adicionar uns efeitos, quem sabe?
Esse é o programa pronto, para você poder comparar com o seu:
Terceira e última volta! Bandeira quadriculada foi erguida 🏁
Temos uma missão para você:
”Ficou sabendo da Copa Robot!? Não? Bom… fizemos sua inscrição e você precisa ganhar esse troféu! Você vai conseguir?”
- Crie a Copa Robot!
Uma pista circular, uma pista onde a linha de saída e chegada é a mesma para que o personagem façam voltas para ganhar! O segredo é usar o conceito de variável (tipo uma memória), que salvará quantas vezes o personagem passa por um lugar .
- Você pode mudar os carros para naves, submarinos, ou até mesmo animais como cachorros salsichas! Explore a galeria do MakeCode Arcade para adicionar seus oponentes (não se preocupe com as imagens de movimentação deles, é demorado demais!). Adicione uns efeitos de explosão bem legais também quando os competidores baterem entre si ou nos obstáculos 🔥