Seus alunos irão explorar o processo de design de engenharia neste projeto final, que testa sua compreensão de forças equilibradas e desequilibradas.

A corrida está quase acabando. Os corredores fazem a curva final, eles podem ver a linha de chegada e a multidão vai à loucura!

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Preparação

  • Revise o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar este material com seus alunos durante a aula.
  • Esta lição foi elaborada para ser ministrada em pelo menos duas sessões de aula de 45 minutos. A Parte A compreende a sessão 1 e a Parte B compreende a sessão 2.
  • Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (isto é, mecanismos simples, padrões em movimento e forças equilibradas e desequilibradas) em uma lição anterior.
  • Considere as habilidades e experiências de todos os seus alunos. Diferencie a lição para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para obter sugestões.

Parte A

Envolver

  • Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o por meio do material do aluno online.
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  • Faça uma rápida discussão sobre o que seus alunos observaram no vídeo enquanto as pessoas comemoravam a vitória.
  • Faça perguntas como:
    • Como as pessoas estavam se movendo? (pulando, acenando, batendo palmas)
    • Pense nos mecanismos das lições anteriores. Como você pode usar o que já aprendeu sobre forças e movimentos para criar mecanismos que imitam algumas dessas ações?
  • Diga aos alunos que eles vão projetar e construir mecanismo (s) para criar uma torcida automatizada.

Explorar

  • Peça aos alunos para inventarem um mecanismo que represente uma multidão animada ou uma celebração.
  • Faça-os esboçar e construir suas ideias.
  • Explique que eles podem usar os modelos que construíram nas lições anteriores como inspiração ou inventar algo novo.
  • Incentive-os a fazer modelos com o maior número possível de peças móveis interconectadas.
  • Diga aos alunos para discutir e esboçar suas idéias antes de começar a construir.
  • Cada aluno deve construir seu próprio mecanismo.
  • Você pode encontrar suporte para construção na seção Dicas abaixo.

Explicar

  • Reúna seus alunos para revisar e discutir o que eles construíram.
  • Faça perguntas como:
    • Como seu modelo está comemorando uma vitória?
    • Quais modelos te inspiraram?
    • Quais partes do seu modelo são iguais ao seu esboço? O que é diferente?
    • O que você pode mudar?
  • Se você precisar usar os blocos para outra classe, tire uma foto da construção de cada grupo para que eles as consultem na próxima vez e peça aos alunos que desmontem seus modelos e limpem. Se você não precisa dos blocos para outra aula, pode fazer com que os alunos armazenem cuidadosamente seus modelos até a próxima vez.

Parte B

Empenhar

  • Distribua esboços ou modelos para seus alunos da Parte A da lição.
  • Peça aos alunos que compartilhem o que estão planejando fazer hoje para refinar, melhorar e terminar seus modelos.
  • Pergunte aos alunos o que eles poderiam fazer se ficarem sem ideias. As respostas podem incluir:
    • Peça conselho a um colega de outro grupo
    • Use as instruções de construção para se inspirar

Explorar

  • Dê 20 minutos para os alunos terminarem seus modelos. Após 15 minutos, diga a eles que eles têm 5 minutos restantes para criar um modelo funcional.
  • Dê 2 minutos para que eles testem seus modelos com seus parceiros.
  • Se alguns dos alunos terminarem de construir mais cedo, peça-lhes que marquem as linhas de partida e chegada, 50 polegadas de distância, para uma corrida de mini figuras.
  • Agora reúna os alunos para uma grande festa de turma!

Explicar

  • Peça aos alunos que expliquem seus modelos.
  • Faça perguntas como:
    • Quão bem o seu modelo funcionou?
    • O que você poderia mudar para torná-lo ainda melhor?

Elaborar

  • Faça perguntas como:
    • Que parte desta lição foi divertida?
    • Qual foi o mais desafiador?
    • Quais modelos de alunos inspiraram você?
  • Dê tempo para que os alunos desmontem seus modelos, classifiquem os tijolos de volta nas bandejas e limpem suas bancadas de trabalho.

Evoluir

  • Faça perguntas de orientação para incentivá-los a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de pensamento e raciocínio nas decisões de resolução de problemas que surgirem ao construir seus modelos.

Lista de observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na descrição das forças que atuam em seus modelos.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de suporte adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar outros

Auto-avaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o blocos que eles acham que melhor representa seu desempenho:
    • Verde: Acho que posso descrever as forças que atuam em meu modelo.
    • Azul: sei que posso descrever as forças que atuam em meu modelo.
    • Roxo: posso descrever e explicar as forças que atuam em meu modelo e também posso ajudar um amigo a entender.

Opinião dos pares

  • Em suas equipes, peça aos alunos que discutam suas experiências de trabalho juntos.
  • Incentive-os a usar afirmações como:
    • Eu gostava quando você …
    • Eu gostaria de ouvir mais sobre como você …
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Dicas

Dicas para modelos

  • Se algum de seus alunos tiver dúvidas, ajude-o fazendo perguntas abertas, como:
    • Qual é a sua ideia?
    • O que você já experimentou?
    • O que você poderia tentar a seguir?
    • Existe um modelo que você já construiu em outra lição que pode fazer algo pular ou ondular?
  • Alguns alunos podem ter ideias grandes demais para desenvolver dentro do tempo disponível. Incentive-os a pensar em maneiras de simplificar sua ideia antes da próxima aula. Estimule sua criatividade, explicando que muitos designers reservam um tempo longe de um projeto para repensar e revisar seus planos.
  • As fotos abaixo mostram exemplos de soluções. No entanto, recomendamos não compartilhá-los com seus alunos, a menos que eles estejam tendo problemas para ter ideias, pois isso tende a limitar sua criatividade.
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Diferenciação

Simplifique esta lição:

  • Peça aos alunos que comecem explorando o mecanismo da página 2 do livro de instruções de construção

Aumente a dificuldade:

  • Atribuia a cada grupo dois mecanismos das páginas 2 – 3 do livro de instruções de construção e desafie-os a combinar os dois mecanismos em um modelo

Extensões

(Observação: isso exigirá tempo adicional.)

Para incorporar o desenvolvimento das habilidades artísticas da linguagem peça a cada aluno que crie uma apresentação sobre o que aprenderam nesta lição e apresente à classe.

A Equipe ROBOT Education traduziu este conteúdo e o disponibilizou aqui de forma gratuita como forma de ajudar e fomentar a comunidade de professores, makers e entusiastas. Este conteúdo foi publicado originalmente e de forma gratuita no site legoeducation.com, que não endossa ou tem qualquer relação com este site.