Níveis do curso

Aula 1: Introdução

Cores aleatórias

Muito mais importante do que apenas enviar comandos para o seu robô de LEGO é aprender que ele pode também executar uma programação e funcionar para sempre (ou até as pilhas acabarem). Para que o robô continue executando uma tarefa sem que seja necessário apenar no botão play o tempo todo, basta colocar tudo dentro do bloco LOOP:

Este bloco repete o comando que está dentro dele quantas vezes nós quisermos, no exemplo da imagem acima ele está em modo infinito. Para ver funcionando, será interessante também aprender sobre o parâmetro aleatório. Este bloquinho azul faz com que cada vez que o programa é executado apareça um número aleatório, como um dado, mas este bloco funciona com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10

Nós utilizaremos o bloco de parâmetro aleatório no lugar do número que fica logo embaixo do bloco de cores. Então a programação deverá ficar como na imagem abaixo, após apertar o play o caracol trocará de cores aleatoriamente. Não se preocupe, basta arrastar os blocos e soltar que eles se encaixam sozinhos: