Aula 01 - Batidas do Coração

Conectar

O que é o batimento cardíaco?

Batimento Cardíaco ou Frequência Cardíaca é o número de batidas que o coração dá a cada minuto.  O ritmo dessas batidas varia de acordo com a nossa idade, condições físicas e psicológicas e principalmente a atividade que estamos exercendo no momento. Por exemplo, sentir o coração acelerado (também chamadas de palpitações) é normal em situações de esforço físico, estresse, ansiedade, nervosismo e até outras fortes emoções. A frequência cardíaca baixa pode estar presente em atletas de alto rendimento ou ainda ser provocada por uso de medicações. Normalmente, um adulto saudável não exercendo esforço físico possui de 60 a 80 batimentos cardíacos por minuto. Quando esses batimentos superam os 100 bpm (batimentos por minuto), eles são considerados elevados; mas se apresentam uma frequência inferior a 40 bpm, são considerados baixos.

Frequências Cardíacas por Idade:

Obs: As tabelas são dadas a partir dos 18~20 anos, pois é perto dessa idade que o coração se estabiliza em seus ritmos cardíacos e não temos uma média definida para crianças e adolescentes.

O que fazer quando sentir o coração acelerado?

Exercício: Técnica de Respiração

  1. Tire todo o ar pela boca, fazendo o som de um sopro.
  2. Feche a boca e inspire pelo nariz contando de zero à quatro.
  3. Segure o ar contando de 0 à 7.
  4. Solte todo o ar novamente, dessa vez contando de zero à oito.
  5. Depois é só repetir o ciclo mais três vezes e ver se os batimentos estão mais suaves!

Agora, inaugure seu caderno ROBOT! Education escrevendo (ou representando com desenhos) em 2 ou 3 linhas o que achou interessante sobre nossos batimentos cardíacos!