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Aula 01

Transporte de Rochas

Sabemos que as pirâmides do Egito foram construídas cerca de 2.700 anos a.C, ou seja, quase 5000 anos atrás. E você sabe como essas construções, consideradas uma das sete maravilhas do mundo antigo, foram construídas?

Até hoje é um mistério como os egípcios conseguiram transportar gigantescos blocos de pedra, que pesavam toneladas, através do deserto por muitas vezes. Acredita-se que usavam trenós de madeira para deslizar na areia molhada, e precisavam de muitos operários para carregar um bloco sozinho. Imagina se eles tivessem um meio de transporte para carregar essas enormes rochas, não seria tudo mais fácil?

Substituindo as rochas por bolinhas de gude, podemos construir um veículo capaz de transportar estes objetos, que  já eram utilizados desde Mesopotâmia e Antigo Egito. Elas eram feitas principalmente de vidro, pedra e argila.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46123558

Manual

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Programação

No computador:

 

No tablet:

 

Comentários

Vamos usar, neste código, os botões presentes no brick do EV3 para mover o carrinho. Então, quando o botão “Para Direita” for apertado, o carrinho se movimenta para frente. Analogamente, se o botão “Para Esquerda” for pressionado, o EV3 anda para trás.

Os blocos laranjas comandam o fluxo de dados durante a programação. Os blocos verdes são chamados de Ação e possibilitam controlar o carrinho e emitir sons.

No início, colocamos um bloco Ciclo no modo Infinito. Assim, todos os blocos colocados aqui se repetirão eternamente.

Então, inserimos o bloco Comutação com a função de verificar qual botão está sendo pressionado. Em seguida, os blocos dentro da aba do botão pressionado serão executados.

Assim, se o botão “Para Direita” for pressionado, os blocos dentro dessa aba serão executados, ou seja, o carrinho andará para frente. Analogamente, se o botão “Para Esquerda” for pressionado, o carrinho emitirá uma buzina de caminhão e andará para trás. Além disso, o carrinho vai permanecer parado enquanto nenhum botão for pressionado.

CURIOSIDADE: Quando qualquer outro botão for pressionado, por causa da ocorrência padrão, o robô vai permanecer parado.

Este bloco desliga o motor conectado na porta D. Além disso ele tem a opção, representada pelo triângulo preto e barrinha vermelha, de frear o motor ou apenas desligar, neste exemplo escolhemos travar o motor imediatamente após parar o movimento.

Emite uma buzina indicando que o carro está andando de ré. A “escadinha” indica o volume do alerta. O triângulo preto com uma esfera vermelha de número 1 indica que só vai ser executado uma vez.

Liga o motor grande no sentido horário com 25% da potência total .

 

Liga o motor grande no sentido anti horário com 25% da potência total.